Brasil

Maia diz que seguirá rito se PGR oferecer denúncia contra Temer

A Constituição determina que só poderá ser aceita denúncia contra o presidente por crimes comuns mediante a autorização de dois terços da Câmara

Temer e Maia: segundo Maia, a Câmara cumprirá o seu papel (REUTERS/Ueslei Marcelino/Reuters)

Temer e Maia: segundo Maia, a Câmara cumprirá o seu papel (REUTERS/Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de junho de 2017 às 16h19.

Brasília- O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que seguirá o trâmite previsto caso a Procuradoria-Geral da República ofereça denúncia contra o presidente Michel Temer.

Segundo Maia, a Câmara cumprirá o seu papel. A Constituição Federal determina que só poderá ser aceita denúncia contra o presidente da República por crimes comuns mediante a autorização de dois terços da Câmara dos Deputados.

"Chegando a denúncia, se ela acontecer, o que manda a lei é que no prazo de duas sessões eu encaminhe à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que terá o prazo automático para a indicação de um relator", disse a jornalistas, durante cerimônia de Imposição da Medalha da Ordem do Mérito da Defesa, mais cedo.

"A defesa teria 10 dias para apresentar a sua defesa, e o relator teria mais 5 sessões para apresentar o seu voto. Depois de votado na CCJ, vai a plenário. É um processo parecido com o do impedimento. A única diferença é que passa pela CCJ", explicou.

Maia acrescentou ainda que se for confirmada a apresentação da denúncia contra Temer, como presidente da Câmara terá um papel "burocrático".

Temer é investigado em inquérito autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva, obstrução da Justiça e organização criminosa.

A expectativa é que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ofereça denúncia contra o presidente nas próximas semanas.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGoverno TemerMichel TemerRodrigo Maia

Mais de Brasil

Governo Lula quer fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH ainda este ano

Lula veta trecho de lei que reduzia pena mínima para lavagem de dinheiro

STF encerra interrogatório de 31 réus da trama golpista

Brasil tem duas cidades entre as 10 melhores da América da Latina para estudar; saiba quais são