Brasil

Michel Temer assume articulação política

Dilma Rousseff transferiu para o vice-presidente as atribuições da articulação do governo


	A presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer no Palácio do Planalto
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

A presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer no Palácio do Planalto (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de abril de 2015 às 21h54.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff decidiu transferir para o vice-presidente, Michel Temer, a articulação política do governo. 

O Palácio do Planalto divulgou na noite desta terça-feira um comunicado em que anuncia a saída de Pepe Vargas da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência e atribui esta nova competência ao vice-presidente. 

Com Temer à frente da articulação política do governo, Dilma coloca o presidente do maior partido aliado, o PMDB, no comando de uma área problemática desde o início de seu segundo mandato, com o objetivo de melhorar o relacionamento com o Congresso Nacional, principalmente com o PMDB.

A medida acontece após o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), recusar o convite de Dilma para assumir a Secretaria de Relações Institucionais.

Pepe Vargas era uma escolha pessoal da presidente para a articulação política, que vinha recebendo críticas da base aliada e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A troca de ministro, feita após uma reunião da presidente Dilma com líderes governistas no Planalto, foi confirmada anteriormente pelo deputado Sibá Machado (PT-AC), líder do governo na Câmara dos Deputados, e pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE)

Os dois participaram da reunião dos líderes da base aliada nesta terça-feira.

De acordo com a Reuters, o peemedebista afirmou que Dilma aproveitou também a reunião, marcada para tratar das medidas de ajuste fiscal patrocinadas pelo governo, para pedir que o Legislativo corte gastos e evite aprovar novas despesas.

Texto atualizado às 19h13

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGovernoGoverno DilmaMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Violência contra indígenas cresce em 2024 sob Marco Temporal, aponta relatório do Cimi

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em 4.951 municípios

Governadores vão se reunir com governo Lula para discutir saídas ao tarifaço dos EUA

Governo prepara consulta pública de leilão de energia para atender demanda durante pico de consumo