Brasil

Ministro da Secretaria-Geral diz que taxação de Trump é tentativa de ‘invadir soberania’ do Brasil

Márcio Macêdo considerou a carta do presidente americano "absurda'

Brasília, (DF), 30/07/2024 - Ministro Márcio Macêdo, participa da plenaria elaboração do Plano Clima (Valter Campanato/Agência Brasil)

Brasília, (DF), 30/07/2024 - Ministro Márcio Macêdo, participa da plenaria elaboração do Plano Clima (Valter Campanato/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de julho de 2025 às 19h08.

Última atualização em 9 de julho de 2025 às 19h09.

Tudo sobreTarifas
Saiba mais

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, criticou nesta quarta-feira o anúncio feito por Donald Trump sobre a intenção de taxar os produtos brasileiros em 50%.

Segundo o ministro, a carta publicada pelo ex-presidente americano representa uma “tentativa de invadir a soberania do Brasil”.

— É preocupante porque são coisas absurdas. É um pouco do método da extrema-direita, que tem como instrumento de trabalho o caos. Não se sabe se ele está falando a verdade. Ele fez isso com a China e depois voltou atrás — disse Macêdo, em entrevista ao portal Metrópoles.

O ministro afirmou ainda que está tendo acesso ao conteúdo da carta e considerou que o texto coloca em xeque instituições brasileiras, incluindo o Judiciário.

— Tem algumas coisas que são uma tentativa de invadir a soberania do país, de colocar em xeque o Poder Judiciário — declarou.

Trump divulgou a carta em seu perfil em uma rede social um documento que impõe, a partir de agosto, a taxação de 50% a produtos brasileiros. A medida ocorre após o presidente americano ter defendido publicamente o ex-mandatário Jair Bolsonaro.

LEIA MAIS SOBRE AS TARIFAS DE TRUMP

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaJair BolsonaroTarifasDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Brasil

Lula se reúne com ministros no Planalto para discutir reação à tarifa de Trump ao Brasil

Reprovados no 1º exame prático para CNH no Rio não pagarão taxa para refazer teste

Após Trump anunciar tarifaço nos EUA, Lula critica medidas arbitrárias unilaterais de países

Moraes afirma que Eduardo Bolsonaro tenta interferir em ação penal da trama golpista