Brasil

Motoristas de vans ocupam Secretaria de Transportes do Rio

O delegado Cláudio Ferraz se reuniu com os manifestantes e marcou uma nova audiência para quarta-feira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 19h32.

Rio de Janeiro - Um grupo de motoristas de vans da Favela Rio das Pedras, na zona oeste da capital fluminense, ocupou na tarde de hoje (14), por cerca de três horas, o prédio da Secretaria Municipal de Transportes, em Botafogo, zona sul da cidade.

Eles protestam contra a diminuição do número de veículos do transporte alternativo em circulação na comunidade. Os motoristas pediam uma audiência com o secretário Carlos Osório.

O delegado Cláudio Ferraz, da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, se reuniu com os manifestantes e marcou uma nova audiência para quarta-feira (16).

Por volta das 13h, o grupo fazia uma manifestação pacífica em frente à sede da secretaria, quando decidiu ocupar o prédio. A Polícia Militar foi acionada e enviou reforços para o local. Os motoristas deixaram a sede por volta das 16h.

Os representantes da categoria decidiram fazer uma assembleia amanhã (15), na qual pretendem elaborar a pauta de reivindicações, incluindo novas rotas para a circulação das vans.

Pela manhã, os motoristas protestaram contra o novo esquema de circulação de transporte alternativo na região da zona oeste, que diminuiu o número veículos em circulação. Eles interromperam vias importantes da cidade por mais de uma hora, além de atearem fogo a entulhos e pedaços de madeira próximo à comunidade Rio das Pedras.

O protesto causou um grande congestionamento na zona oeste. Antes da proibição, 1,2 mil vans circulavam pela região, que agora conta com 392 veículos.

Acompanhe tudo sobre:ProtestosCarrosAutoindústriaTransportesViolência urbanaProtestos no Brasiltransportes-no-brasilVans (calçados e roupas)

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news

Pazolini lidera cenários para governo do Espírito Santo em 2026, diz Paraná Pesquisas