Brasil

MST faz segunda ocupação de terra em Pernambuco

Aproximadamente 70 famílias participam da ocupação, que faz parte do Abril Vermelho - mês marcado por mobilizações dos sem-terra no país

Segundo o MST, existem hoje 60 mil famílias do movimento em acampamentos (Veja)

Segundo o MST, existem hoje 60 mil famílias do movimento em acampamentos (Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2011 às 14h07.

São Paulo - O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ocupou, neste fim de semana, o engenho Paraguassú, no município de Itambé, na zona da mata Norte. De acordo com o movimento, 70 famílias participaram da ocupação, a segunda realizada nesta semana, dentro das atividades do Abril Vermelho - período marcado por mobilizações de sem-terra em todo o País em memória dos 19 trabalhadores assassinados em Eldorado dos Carajás, no Pará, em 17 de abril de 1996.

A primeira foi realizada na fazenda Santa Rita, no município de São Bento do Una, no agreste. O MST-PE promete um total de 15 ocupações até o fim do mês, como forma de exigir que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) concretize os processos de reforma agrária no Estado.

Em entrevista coletiva, no Recife, no início do mês, o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, estimou que no País existem 80 mil famílias em acampamentos - 60 mil do MST. O movimento em Pernambuco afirma que o Estado tem 23 mil famílias acampadas, enquanto "57% dos latifúndios cadastrados no Incra de Pernambuco são improdutivos, num total de 411.657 hectares".

Stédile reconheceu a ocorrência de uma grande redução no número de acampamentos nos últimos anos devido, principalmente, à acomodação promovida pelo Bolsa Família e à lentidão no processo de reforma agrária, que desestimula o agricultor. Mas defendeu que o movimento deve continuar pressionando e ocupando.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilPernambucoPolítica agrária

Mais de Brasil

Marinha do Brasil conclui compra de navio de guerra britânico

Defesa de Bolsonaro espera decisão sobre prisão domiciliar após condenação

STF debate consunção e separação entre golpe de Estado e abolição do Estado de Direito

MP da tributação: relator cede e exclui debêntures incentivadas do Imposto de Renda