Brasil

Nunes irá fazer uma queixa-crime contra a 99 por serviço de mototáxi em SP

Prefeito da capital paulista tenta manter proibição da modalidade de transporte na cidade; Uber também começou a disponibilizar esse tipo de transporte nesta quarta

Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 15h48.

Última atualização em 22 de janeiro de 2025 às 16h08.

O prefeito Ricardo Nunes disse que fará uma queixa-crime contra a 99 e Uber devido ao fato das empresas terem começado a oferecer o serviço de mototáxi na cidade de São Paulo. Esse é o primeiro passo para iniciar uma ação penal.

"Eu vejo com muita preocupação. Nós vamos entrar hoje com uma ação junto à Polícia Civil comunicando o descumprimento da legislação e fazendo a queixa-crime. Isso vai ensejar um inquérito policial. A gente tem apresentado dados, conversado, tem falado que essa atividade vai aumentar o número de óbitos, mesmo assim eles insistem em fazer essa atividade", disse o prefeito à imprensa em um evento nesta quarta-feira, 22, onde ele esteve para celebrar os três anos da Faixa Azul, uma pista exclusiva para motociclistas. 

No último dia 14 de janeiro, a 99 começou a disponibilizar a possibilidade do transporte por moto no seu aplicativo, mesmo a modalidade sendo proibida na capital paulista desde 2023. A Uber tomou a mesma decisão e passou a oferecer a mesma modalidade em sua plataforma a partir de hoje.

Entenda a proibição

Em 2023, a 99 iniciou o transporte de passageiros com moto, mas suspendeu a atividade depois que foi editado um decreto que proibiu os mototáxis em SP. Agora, a empresa retomou o serviço.

Em uma tentativa de reverter a situação, Nunes entrou na Justiça para multar a empresa em R$ 1 milhão, mas teve o pedido negado.  O juiz Josué Vilela Pimentel, da 8ª Vara da Fazenda Pública, afirmou que a tentativa de proibição de transporte individual por aplicativo já foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

Apesar de reconhecer que o sistema da Faixa Azul colaborou para a diminuição de acidentes com motos, o prefeito acredita que a liberação do mototáxi em São Paulo vai aumentar o número de acidentes de motos na cidade.

Ainda durante o evento de hoje, Nunes disse que os agentes de trânsito continuarão apreendendo motos de pilotos que transportam passageiros na garupa. Até agora, a prefeitura apreendeu mais de 146 motos que ofertavam o serviço.

Acompanhe tudo sobre:Ricardo NunesSão Paulo capital99taxisUber

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump