Brasil

Onda de frio: SP deve enfrentar tarde mais gelada do ano nesta terça

Temperatura pode chegar próximo a 0°C na quarta, segundo o Climatempo; Defesa Civil de SP mantém estado de alerta para baixas temperaturas

Frente fria em SP: temperaturas podem atingir 0°C no extremo sul da cidade na quarta (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Frente fria em SP: temperaturas podem atingir 0°C no extremo sul da cidade na quarta (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Publicado em 24 de junho de 2025 às 07h57.

Última atualização em 24 de junho de 2025 às 08h05.

Após a passagem de uma frente fria, que trouxe chuva e ventos fortes a São Paulo na segunda-feira, 23, a capital paulista deve enfrentar nesta terça-feira, 24, a tarde mais fria do ano. A previsão indica que a temperatura máxima não deve ultrapassar os 12°C.

A frente fria é causada por uma massa de ar polar, que já começa a fazer sentir seus efeitos desde a madrugada desta terça. A previsão é de que a temperatura caia drasticamente, chegando a 11°C por volta das 7h, com tendência de queda ainda maior durante a tarde.

À noite, o termômetro pode atingir a mínima de 5°C.

Temperatura mínima pode chegar a 0°C na quarta-feira

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo alerta para a possibilidade de temperaturas ainda mais baixas na quarta-feira, 25, especialmente na zona sul da cidade.

De acordo com o órgão, a temperatura mínima média na zona norte pode ficar na casa dos 5°C.

Engenheiro Marsilac, localizado no extremo sul, pode registrar temperaturas próximas de 0°C, segundo o Climatempo, colocando a região em risco de frio extremo.

Ações emergenciais para acolher a população em situação de rua

Por conta do frio intenso, o governo estadual implementará abrigos solidários na estação Pedro 2º do metrô, oferecendo acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua.

Além de colchões, cobertores e kits de higiene, serão disponibilizados alimentos e atendimento social, com a garantia de abrigo para pets.

Marinha emite alerta para ventos fortes e ressaca no litoral

Durante esse período de temperaturas extremas, a Defesa Civil Municipal também mantém o alerta para baixas temperaturas desde domingo, 22, e, com o aumento da demanda por espaços de acolhimento, continua monitorando os efeitos do frio polar nas áreas mais afetadas.

Além disso, a Marinha emitiu alertas de ventos fortes e ressaca no litoral paulista e do Rio de Janeiro, com ondas de até 3 metros de altura, entre a madrugada desta terça e quarta-feira, o que pode afetar a faixa litorânea entre Ilhabela e Campos dos Goytacazes (RJ).

Acompanhe tudo sobre:ClimaPrevisão do tempoFrioChuvasSão Paulo capital

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta