Brasil

Operadoras de planos de saúde pedem ingresso no Refis

Sinamge defende que devem ser concedidas às operadoras de planos privados de assistência à saúde o direito de optar pelo parcelamento das dívidas


	Cartões de planos de saúde: ideia é que o setor também seja atendido pelo Programa de Recuperação Fiscal (Refis) do governo federal
 (ABr)

Cartões de planos de saúde: ideia é que o setor também seja atendido pelo Programa de Recuperação Fiscal (Refis) do governo federal (ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2013 às 16h58.

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu ação do Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge). A entidade pede que sejam estendidos os efeitos dos artigos 39 e 40 da Lei 12.865/2013 às operadoras de planos privados de assistência à saúde para que assim possam, ao desistir de ações judiciais, quitar ou parcelar perante a Fazenda Nacional os débitos tributários de PIS, Cofins, CSLL e IRPJ.

Ou seja, a ideia é que o setor também seja atendido pelo Programa de Recuperação Fiscal (Refis) do governo federal. O sindicato encaminhou uma "Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental" com pedido de liminar.

O Sinamge defende que devem ser concedidas às operadoras de planos privados de assistência à saúde o direito de optar pelo parcelamento das dívidas vencidas até 29 de novembro de 2013, "respeitando os ditames legais existentes".

O Sinamge aponta discriminação tributária decorrente da lei, que concede benefícios fiscais somente às instituições financeiras e às seguradoras.

Para a autora, não pode haver discriminação quanto às demais empresas de mesma categoria econômica "com atuação extremamente relevante para a composição do Produto Interno Bruto do país, merecedoras, portanto, dos mesmos benefícios fiscais em respeito ao princípio da isonomia de tratamento". O ministro Marco Aurélio é o relator.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoPlanos de saúdeSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades