Brasil

Paciente que testou positivo para coronavírus no DF está em estado grave

Segundo a Secretaria de Saúde local, a mulher “apresenta síndrome respiratória aguda severa, em função de doença crônica preexistente”

Coronavírus: até o momento, o país registrou 14 casos da doença (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Coronavírus: até o momento, o país registrou 14 casos da doença (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de março de 2020 às 16h08.

A mulher de 52 anos do Distrito Federal que teve resultado positivo em um teste para o novo coronavírus está em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos, informou hoje a Secretaria de Estado de Saúde.

Em boletim divulgado neste sábado (7), pela manhã, o órgão explica que a mulher “apresenta síndrome respiratória aguda severa, em função de doença crônica preexistente”, mas não detalhou qual seria doença.

A paciente segue internada em isolamento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte e está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar.

O resultado da contraprova para a presença do Covid-19 ainda é aguardado. As amostras estão em análise no Instituto Adolfo Lutz em São Paulo.

 

A mulher esteve em viagem no Reino Unido e na Suíça e começou a apresentar sintomas em 26 de fevereiro. Com sintomas de febre, tosse e secreções, ela foi atendida na quarta-feira, 4, no Hospital Daher, no Lago Sul. Na quinta, um exame feito no hospital deu positivo para o vírus e ela foi transferida ao HRAN - a unidade está na lista de locais de referência do DF para tratamento da doença.

Até as 16h de sexta-feira, os dados oficiais do Ministério da Saúde indicavam 13 casos confirmados de coronavírus no país. Neste sábado, a secretaria estadual de saúde do Rio de Janeiro confirmou mais um caso. Os dados nacionais serão atualizados às 16h de hoje.

O DF está em situação de emergência no âmbito da saúde pública desde o dia 29 de fevereiro, por conta do risco de pandemia do coronavírus. A medida permite alinhar ações de enfrentamento da doença por 180 dias. A capital segue as recomendações do ministério e monitora a situação diariamente.

Acompanhe tudo sobre:Brasíliadistrito-federalCoronavírus

Mais de Brasil

Nem Uber, nem 99: três em cada quatro cidades brasileiras não tem transporte por aplicativo

Fim da profissão? Brasil perdeu mais de um milhão de caminhoneiros na última década

Maioria dos brasileiros aprova megaoperação no Rio com 121 mortos

Esquerda com economia, direita com segurança: a eleição 2026 está desenhada