Brasil

PF investiga denúncias de corrupção no Ministério da Agricultura

A Operação teve início após denúncias de que frigoríficos e empresas de laticínios foram favorecidas em processos

Frigoríficos: os policiais cumprem 51 mandados judiciais em Tocantins, no Maranhão e em Minas Gerais (Nacho Doce/Reuters)

Frigoríficos: os policiais cumprem 51 mandados judiciais em Tocantins, no Maranhão e em Minas Gerais (Nacho Doce/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 30 de agosto de 2017 às 09h22.

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (30) a 2ª fase da Operação Lucas - chamada Operação Vegas -, com o objetivo de investigar denúncias de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, frigoríficos e empresas de laticínios.

A operação conta com a participação de 115 policiais, que cumprem 51 mandados judiciais em Tocantins (nos municípios de Araguaína, Nova Olinda e Gurupi), no Maranhão e em Minas Gerais.

Esta etapa da Operação Lucas teve início após o recebimento de denúncias de que frigoríficos e empresas de laticínios foram favorecidas em processos administrativos, de forma a atrasar tramitações ou a anular multas.

Entre os 51 mandados judiciais que estão sendo cumpridos, há uma prisão preventiva e dez prisões temporárias. Há ainda 12 mandados de condução coercitiva e 28 mandados de busca e apreensão. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa.

De acordo com nota divulgada pela PF, o nome da operação faz alusão a um diálogo interceptado pelos policiais, no qual um investigado diz que "tudo que se passa em Vegas, fica em Vegas". Para falar sobre a operação, a Polícia Federal concede entrevista coletiva, às 10h, em Araguaína (TO).

Acompanhe tudo sobre:Carnes e derivadosAgriculturaPolícia FederalFrigoríficos

Mais de Brasil

Reforma administrativa: veja os principais pontos dos projetos que atingem servidores

Brasil cobra libertação imediata de brasileiros detidos por Israel em flotilha humanitária

Ministro da Saúde recomenda evitar destilados sem 'absoluta certeza' da origem

Intoxicação por metanol: Polícia de SP prende duas mulheres com uísque falsificado em Dobrada (SP)