Brasil

Prédios públicos terão que reduzir consumo de energia e água

O governo deve publicar portaria estabelecendo regras para economia de água e energia nos prédios públicos, com o objetivo de diminuir o consumo em 30%

O comércio teve a maior alt no consumo de energia elétrica, em agosto (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O comércio teve a maior alt no consumo de energia elétrica, em agosto (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2015 às 19h34.

Brasília - O governo deve publicar amanhã (12), no Diário Oficial da União, uma portaria estabelecendo regras para economia de água e energia nos prédios públicos.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que participou na tarde de hoje (11) de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, o objetivo é diminuir o consumo em cerca de 30%.  

“Há uma instrução do Ministério do Planejamento a todos os prédios públicos do governo federal para que possamos economizar energia e água”, disse Braga. Também será lançada em breve uma cartilha para orientar a população sobre a importância do uso racional de energia.

O documento será disponibilizado na internet, em todos os sites do setor elétrico do governo.

Outra medida prevista pelo governo é aumentar a utilização de energia de autogeradores, como shoppings e indústrias. O objetivo é aproveitar a produção de cerca de 3 mil megawatts no horário de pico de consumo, o que resultará em cerca de 300 megawatts médios por mês.

Segundo Braga, a medida não vai resultar em ajustes na tarifa de energia, será uma substituição da energia comprada atualmente no mercado livre pela energia dos pequenos geradores, que já estão instalados e têm um custo de geração menor. “É praticamente uma substituição, inclusive com ganhos para o consumidor”, disse.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda deverá regulamentar a questão. De acordo com o ministro, o governo está construindo um programa mais amplo de geração distribuída, que poderá ter isenção de impostos.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaGovernoMinistério de Minas e Energia

Mais de Brasil

Escalada de tom de Tarcísio fortalece candidatura, mas pode afastar moderados, dizem analistas

Defesa Civil emite alerta severo para 111 municípios de São Paulo devido ao risco de tempo seco

CPI do INSS: Lupi se defende e diz que falhou em dimensionar fraudes

STF retoma julgamento da trama golpista com esquema de segurança reforçado e medidas especiais