Brasil

Previsão do tempo em outubro: saiba como deve ser o clima sem confirmação de La Niña

Temperaturas podem ultrapassar 40ºC em regiões do Centro-Oeste e Sudeste

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 29 de setembro de 2025 às 11h25.

O mês de outubro deve ser marcado por um clima típico de primavera, com aumento de temperaturas e maior frequência de chuvas no Centro-Sul.

A ausência de confirmação do fenômeno La Niña gera incerteza sobre a intensidade dos padrões climáticos, mas as tendências indicam cenários bem definidos.

Temporais no Sul e retomada das chuvas em São Paulo

De acordo com a MetSul Meteorologia, o Sul terá mais tempestades e temporais devido ao choque entre massas de ar frio e quente. Porto Alegre deve registrar média histórica de 153,2 mm de chuva em outubro, com mínimas de 15,7ºC e máximas de 25,2ºC.

Em São Paulo, o mês marca o fim do período seco, com média de 127,2 mm de chuvas e temperaturas variando entre 16,5ºC e 26,5ºC.

Onda de calor no centro-oeste e sudeste

As temperaturas devem ficar acima da média no Centro-Sul do país. Estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, interior paulista, Triângulo Mineiro e norte do Paraná podem enfrentar picos de calor com máximas superiores a 40ºC em diversos dias.

No Sul, o clima será mais ameno, com menor frequência de massas frias, embora ainda haja possibilidade de episódios pontuais de frio, especialmente no Rio Grande do Sul.

Chuvas favorecem o início da safra agrícola

Segundo o Inmet, outubro deve ter chuvas acima da média no Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte do Rio de Janeiro e Minas Gerais, beneficiando o início da safra 2024/2025.

Já no Nordeste e Norte, áreas como Tocantins, Pará e partes de Goiás podem registrar índices próximos ou abaixo da média, o que pode afetar a umidade do solo e determinadas culturas agrícolas.

Acompanhe tudo sobre:Mudanças climáticasClimaCalorChuvas

Mais de Brasil

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF

Tarcísio afirma que vai expandir ensino técnico em escolas regulares de SP

Consórcio da Internacional Marítima vence leilão da PPP de travessias de SP