Brasil

Procon multa 6 bancos em R$ 4 milhões por filas no PR

De acordo com o Procon-PR, muitos consumidores têm procurado o órgão para reclamar sobre o tempo de espera nas filas


	Fila no banco: "A conduta dos bancos contraria as disposições do Código de Defesa do Consumidor e da lei estadual", afirma o Procon.
 (Claudio Rossi/VEJA)

Fila no banco: "A conduta dos bancos contraria as disposições do Código de Defesa do Consumidor e da lei estadual", afirma o Procon. (Claudio Rossi/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Paraná (Procon-PR) multou os Bancos Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil (BB), HSBC e Santander em R$ 4.033.929,60 em razão de reclamações de clientes sobre o tempo de espera nas filas para atendimento.

De acordo com o Procon-PR, muitos consumidores têm procurado o órgão para reclamar sobre o não cumprimento da Lei 13.400/01, que estabelece que o tempo máximo de espera em filas de bancos não pode ultrapassar 20 minutos. "A conduta dos bancos contraria as disposições do Código de Defesa do Consumidor e da lei estadual, por desrespeitar vários direitos ali previstos, entre os quais submeter o consumidor a tempo de espera em filas que ultrapassa uma hora", afirmou Cila de Fátima Mendes, responsável pela Divisão Jurídica do Procon-PR.

Em nota, o Santander informa que até o momento desconhece essa autuação, entretanto, afirma "que trabalha constantemente para o aperfeiçoamento e capacitação de suas equipes para se adequar à legislação vigente." Procurados, os demais bancos citados e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) não haviam se manifestado até as 16h10.

Acompanhe tudo sobre:BancosFinançasParanáProcon

Mais de Brasil

Laudo aponta que baixa temperatura causou explosão em fábrica da Enaex no Paraná

Lula se prepara para viajar aos EUA após rebater Trump sobre condenação de Bolsonaro

CPI do INSS: suspeito de liderar fraudes em descontos será ouvido nesta segunda-feira, 15

Queimadas em São Paulo: Defesa Civil prevê 'semana crítica'