Brasil

PT aprova indicação de Alckmin para ser vice de Lula

Partido também aprovou nesta quarta a coligação com o PSB para a eleição presidencial

Eleições 2022: ex-presidente e ex-governador de São Paulo disputarão eleições de outubro.  (Alexandre Schneider/Getty Images)

Eleições 2022: ex-presidente e ex-governador de São Paulo disputarão eleições de outubro. (Alexandre Schneider/Getty Images)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 13 de abril de 2022 às 18h34.

O PT aprovou a indicação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) para ser vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República nas eleições de outubro. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 13, em reunião do diretório nacional do partido.

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral? Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e fique por dentro.

O PSB indicou o nome de Alckmin ao PT na última sexta-feira, 8. Nesta quarta, integrantes do PT avaliaram a carta de indicação do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, em encontro virtual. Foram 68 votos a favor e 16 contra a entrada de Alckmin na chapa.

O anúncio da pré-candidatura de Lula está marcado para 7 de maio, mas a chapa Lula-Alckmin será formalmente oficializada no encontro nacional do PT, em 4 e 5 de junho. Depois, a indicação do vice ainda deve ser homologada em convenção nacional.

Ao se filiar ao PSB, em 23 de março, Alckmin defendeu a candidatura de Lula, disse que o petista “representa a democracia” e que ele é "aquele que melhor reflete e interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro”. Segundo Alckmin, Lula, se for eleito, vai “alargar o horizonte do desenvolvimento econômico” e diminuir as desigualdades sociais.

O PT também aprovou nesta quarta a coligação com o PSB para a eleição presidencial, por 81 votos favoráveis e 3 contrários. Antes, os partidos discutiram a possibilidade de uma federação, mas as negociações não avançaram.

Mais cedo, na mesma reunião, o diretório nacional do PT aprovou a formação de uma federação com o PCdoB e o PV. Dessa forma, os partidos atuarão juntos por pelo menos quatro anos, sem possibilidade de separação nesse período. O PV ainda precisa aprovar a federação.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresLuiz Inácio Lula da SilvaGeraldo AlckminPSB – Partido Socialista BrasileiroEleições 2022

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado