Brasil

PT fará debates e prévia para definir candidato à Prefeitura de São Paulo

Para a chapa que irá ser formada também são considerados outros partidos como o PSOL e o PCdoB — para a escolha do candidato a vice-prefeito

Gleisi Hoffmann: A presidente da sigla afirmou que a intenção é que haja consenso e que o partido saia unido (Leonardo Benassatto/Reuters)

Gleisi Hoffmann: A presidente da sigla afirmou que a intenção é que haja consenso e que o partido saia unido (Leonardo Benassatto/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de janeiro de 2020 às 17h04.

São Paulo - O PT deve realizar debates e - possivelmente - uma prévia para definir a chapa que irá concorrer à Prefeitura de São Paulo. A decisão foi tomada após reunião da cúpula nacional com os pré-candidatos na sede do diretório nacional em São Paulo. Participaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente da sigla, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), e os pré-candidatos, os deputados federais Alexandre Padilha, Paulo Teixeira e Carlos Zarattini, o vereador Eduardo Suplicy, o ex-deputado federal Jilmar Tatto, o ex-vereador Nabil Bonduki e a liderança do movimento de Combate ao Racismo, Valkiria "Kika" de Souza Silva.

Gleisi afirmou que o partido irá "submeter as candidaturas à prévia" e defende que haja "consenso". Segundo Gleisi, "a maior preocupação (da pré-campanha) é que o partido saia unido". O deputado federal José Guimarães reforçou e disse que os pré-candidatos fizeram um pacto de apoio ao resultado.

A presidente da sigla também tratou da conversa com outros partidos para a escolha do candidato a vice-prefeito. Segundo ela, estão no radar para compor a chapa o PSOL, o PCdoB e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy.

Outras cidades

Ainda de acordo com Gleisi, para a prefeitura do Rio de Janeiro, a probabilidade é que o partido apoie a chapa do PSOL, que tem Marcelo Freixo como pré-candidato. O objetivo é oferecer uma candidatura de esquerda ao que Gleisi afirmou ser "o útero do bolsonarismo". Já no Recife, "a tendência é a candidatura própria", afirmou o deputado federal José Guimarães.

À tarde, a cúpula do PT deverá se reunir com os diretórios municipais de Salvador e Recife para definições sobre as corridas eleitorais locais.

Pedro Caramuru
Acompanhe tudo sobre:Gleisi HoffmannMarta SuplicyPT – Partido dos TrabalhadoresSão Paulo capital

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump