Brasil

Recenseadores são recebidos a tiros em Mato Grosso

São Paulo - Maus-tratos, assédio moral, discriminação e até pedradas e tiros que chegam a terminar em boletins de ocorrência registrados nas delegacias de Mato Grosso, viraram rotina no dia a dia dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A situação mais grave aconteceu na zona rural de Carijó, região do município […]

Recenseadora em ação: neste ano, 3 milhões de pessoas serão ouvidas pelo IBGE (.)

Recenseadora em ação: neste ano, 3 milhões de pessoas serão ouvidas pelo IBGE (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - Maus-tratos, assédio moral, discriminação e até pedradas e tiros que chegam a terminar em boletins de ocorrência registrados nas delegacias de Mato Grosso, viraram rotina no dia a dia dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A situação mais grave aconteceu na zona rural de Carijó, região do município de Nossa Senhora do Livramento (a 42 quilômetros de Cuiabá). Na quarta-feira, dois recenseadores do IBGE foram recebidos a tiros por um casal. "Primeiro a mulher me apontou uma faca. Daí ela atirou", contou Manuele Rosa da Silva, de 20 anos.

A recenseadora conta que, quando chegou ao sítio para fazer a pesquisa, bateu palmas. Ninguém atendeu ao chamado. Ela e o piloto da moto que a levou decidiram entrar na propriedade para chegar até a casa, que ficava distante da porteira. "Fomos batendo palmas, chamando por alguém. Foi quando de repente uma senhora e seu marido abriram a porta e mandaram a gente sair dali", conta.

O coordenador da sub-área da funcionária ameaçada, Walter Pires, disse que essa situação foi extrema. Ele afirma que, desde 1978, quando começou a trabalhar no IBGE, nunca havia ocorrido uma situação desse tipo. "O casal não pode ter achado que eram ladrões na casa. Nossos pesquisadores andam uniformizados, com jaleco e boné do IBGE. Não tem como não reconhecer", disse.

O IBGE estima que 3 milhões de pessoas deverão ser ouvidas pelo IBGE no Estado. No censo de 2007 foram recenseados 2.854.642 habitantes. Mato Grosso conta com 2,7 mil recenseadores distribuídos em 32 sub-áreas. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia mais sobre o IBGE

Acompanhe as notícias de Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Centro-OesteEstatísticasIBGEIndicadores econômicos

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump