Brasil

Rodízio de carros em São Paulo será suspenso no feriado de 9 de julho

Além disso, a ciclofaixa de lazer será ativada no dia 9, proporcionando mais opções de mobilidade para os paulistanos

Rodízio em SP: será suspenso na quarta-feira  (Mineto/Estadão Conteúdo)

Rodízio em SP: será suspenso na quarta-feira (Mineto/Estadão Conteúdo)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de julho de 2025 às 08h21.

Tudo sobreTrânsito
Saiba mais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), anunciou que o rodízio municipal de veículos não vigorará nesta quarta-feira, 9 de julho, devido ao feriado da Revolução Constitucionalista.

Além disso, as demais restrições de trânsito, como o rodízio de caminhões e as zonas de restrição de fretados e circulação de veículos pesados, também estarão suspensas. As faixas exclusivas para ônibus ficarão liberadas, e o estacionamento rotativo pago – a Zona Azul – funcionará de acordo com a sinalização local.

Além disso, a ciclofaixa de lazer será ativada no dia 9, proporcionando mais opções de mobilidade para os paulistanos.

Por que é feriado dia 9 de julho?

Nesta quarta-feira, 9 de julho, o estado São Paulo comemora a Revolução Constitucionalista, que celebra o movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP) e apoiado pelo Partido Democrático (PD) em oposição ao presidente Getúlio Vargas, em 1932.

Foi somente em 1997 que o dia 9 de julho se tornou feriado, após a aprovação do Projeto de Lei nº 710/1995 pelo deputado estadual Guilherme Gianetti, na Assembleia Legislativa. A data é considerada por alguns historiadores como uma forma de resgatar o orgulho paulista entre a população.

Qual é a origem da data?

A Revolução Constitucionalista teve lugar em 1932 e contou com o apoio dos estados de Mato Grosso e Rio Grande do Sul, que também se sentiam incomodados com o autoritarismo de Getúlio Vargas. Os líderes de São Paulo sentiam que não tinham voz na escolha de seus representantes, o que acabou gerando uma forte mobilização.

No dia 9 de julho de 1932, as tropas paulistas iniciaram uma luta armada sob o comando do general Isidoro Dias Lopes. Os revolucionários lançaram uma intensa campanha publicitária, buscando o apoio da população para alcançar o sucesso no conflito. Jovens foram convocados para lutar nos campos de batalha, enquanto os industriais suspenderam suas produções e passaram a fabricar armamentos para o confronto.

Dia 9 de julho é feriado nacional?

É importante ressaltar que o feriado de 9 de julho é exclusivo do estado de São Paulo e não é comemorado em nível nacional. Além disso, ele é considerado um feriado e não um ponto facultativo, de acordo com a legislação vigente.

Acompanhe tudo sobre:Rodízio de veículosSão Paulo capitalTrânsito

Mais de Brasil

Após cúpula do Brics, Lula recebe premiê da Índia no Alvorada para firmar acordos bilaterais

'É pouco provável' que Lula sancione aumento do número de deputados, diz Rui Costa

Aegea estuda IPO em 2027 e prepara estrutura para investir R$ 45 bi até 2033

Legalização de cassino, bingo e jogo do bicho deve ser votada nesta terça; entenda o projeto