Brasil

RS tem alerta vermelho para chuva com granizo a partir desta terça; há risco de inundação

Previsão aponta acumulados de até 250 mm, com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos em diversas regiões do estado

Chuva intensa no Rio Grande do Sul: previsão de até 250 mm de precipitação até sexta-feira, com riscos de alagamentos e inundações (Photo by Anselmo Cunha / AFP)/AFP)

Chuva intensa no Rio Grande do Sul: previsão de até 250 mm de precipitação até sexta-feira, com riscos de alagamentos e inundações (Photo by Anselmo Cunha / AFP)/AFP)

Publicado em 17 de junho de 2025 às 09h58.

Última atualização em 17 de junho de 2025 às 10h00.

Tudo sobreClima
Saiba mais

O Rio Grande do Sul está sob alerta vermelho para chuvas intensas e volumosas desta terça, 17, até quinta-feira, 19. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de precipitação superior a 100 mm por dia em grande parte do estado, com acumulados de até 250 mm até sexta-feira, 20.

Uma forte queda de granizo na segunda, 16, deixou estragos em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Estado. Outros municípios da região também já receberam a 'chuva de gelo'.

O alerta vermelho coloca o estado em um cenário de risco de alagamentos e inundações. As áreas mais afetadas deverão ser o Oeste, as Missões, o Noroeste, o Centro, a Campanha e o Sudeste gaúcho, com acumulados de precipitação entre 160 mm e 250 mm.

A Costa Doce, o Litoral Médio e a região metropolitana de Porto Alegre terão chuvas mais leves, com volumes variando entre 100 mm e 150 mm.

Já as áreas de fronteira com o Uruguai, o Sul e o Nordeste do estado devem registrar acumulados menores, de 40 mm a 100 mm.

Risco de inundações

Em algumas localidades, como os rios Ibirapuitã, Santa Maria e Jacuí, já há previsão de risco de inundação. As chuvas também poderão provocar enxurradas e cheias de arroios e pequenos rios que não estão sob monitoramento, aumentando o risco para as áreas urbanas.

A previsão de tempestades isoladas, raios e granizo deve seguir até quinta-feira, quando as chuvas podem atingir volumes de 90 mm/dia em algumas regiões do estado.

A Defesa Civil, que se reuniu na segunda-feira, 16, para coordenar as ações de prevenção e resposta, destaca a necessidade de os municípios acionarem seus planos de contingência para lidar com possíveis alagamentos e deslizamentos.

A metodologia de alerta da Defesa Civil divide os níveis de risco com cores, que vão de verde (normalidade) a roxo (ação imediata). A recomendação é que os moradores das áreas em risco sigam as orientações das autoridades locais e adotem medidas preventivas para garantir a segurança.

Enchentes de 2024

Dos 497 municípios gaúchos, 478 foram afetados pelo desastre de 2024, com quase 2 milhões e 400 mil pessoas impactadas.

Mais de 15.000 km² ficaram submersos, com perdas humanas e sociais alarmantes. Foram 183 mortes confirmadas e 27 desaparecidos, além de 806 feridos. A exposição às águas da inundação causou mais de 15 mil casos registrados de leptospirose.

Cerca de 146 mil pessoas foram desalojadas e mais de 50 mil ficaram desabrigadas. A economia do estado sofreu um golpe significativo, com prejuízos estimados em bilhões de reais, incluindo perdas agrícolas, fechamento de indústrias, danos à infraestrutura e interrupção de serviços essenciais como transporte, educação e saúde.

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoClimaChuvasRio Grande do SulEnchentes no RS

Mais de Brasil

Lula elogia Trump e diz que Rubio e Vieira iniciarão conversas

Defensoria do Amazonas pede ao Senado criação de CPI para investigar atuação da PF no Rio Madeira

PF cumpre 66 mandados em nova fase da operação para apurar descontos no INSS; veja os estados

Lula vence todos no 2° turno das eleições de 2026 com vantagem de 9 a 23 pontos, diz Genial/Quaest