Brasil

São Paulo consegue vacinar 100% dos idosos do estado contra a gripe

Foram aplicadas 4,8 milhões de doses em 17 dias; ainda foram imunizados 1 milhão de profissionais da saúde e 67 mil da área de segurança

Vacinação contra gripe: primeira fase da campanha ocorreu em março e foi voltada a idosos (Ueslei Marcelino/Reuters)

Vacinação contra gripe: primeira fase da campanha ocorreu em março e foi voltada a idosos (Ueslei Marcelino/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 13 de abril de 2020 às 17h26.

O estado de São Paulo conseguiu imunizar 100% dos idosos contra a gripe. Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (13) pela Secretaria Estadual de Saúde, foram aplicadas 4,8 milhões de doses nessa população em 17 dias de campanha. Além disso, foram imunizados 1 milhão de profissionais da saúde e 67 mil da área de segurança.

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada como forma de reduzir a pressão no sistema de saúde de pessoas com doenças respiratórias no contexto de pandemia do novo coronavírus. Apesar da imunização contra a gripe não ter nenhum efeito em relação a covid-19, as duas doenças têm sintomas semelhantes.

A partir da próxima quinta-feira (16), começa a segunda etapa da campanha de vacinação. Nessa fase, serão vacinados os portadores de doenças crônicas e comorbidades associadas à gripe, funcionários do sistema prisional, adolescentes privados de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A terceira fase será lançada no dia 9 de maio, quando as doses serão destinadas para as pessoas acima de 55 anos, pessoas com deficiência, professores, crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e mulheres que tenham dado a luz nos últimos 45 dias.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a campanha de vacinação contra a gripe já imunizou 1,9 milhão de pessoas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A primeira fase de aplicação da vacina prossegue até 15 de abril e tem como prioridade idosos e profissionais de saúde, público-alvo que soma 2,6 milhões de pessoas.

O estado distribuiu aos municípios fluminenses 3,2 milhões de doses. A última das seis remessas recebidas do Ministério da Saúde, com 358 mil doses, começou a ser enviada às secretarias municipais na última quinta-feira (9).

A prefeitura do Rio de Janeiro renovou parceria com o Departamento Estadual de Trânsito para estender a vacinação de idosos em sistema drive thru nos postos, em Campo Grande e na Tijuca. O serviço estará disponível das 10h às 14h, entre amanhã (14) e sexta-feira (17).

Das 931 mil pessoas que já foram vacinadas contra a gripe na capital, 774 mil são idosos acima de 60 anos, e 156 mil são profissionais de saúde. Os números representam uma cobertura de 81% de vacinação em idosos e 75% em profissionais de saúde.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Acompanhe tudo sobre:GripesRio de JaneiroSão Paulo capitalVacinas

Mais de Brasil

Favela do Moinho: Governos Lula e Tarcísio fecham acordo para oferecer casas para moradores

Como solicitar alvará para pequenos negócios? Entenda dispensa para MEIs

Governo reduz tempo de permanência no Bolsa Família em casos de aumento de renda

Apoio psicológico e 'dia da cegonha': febre 'reborn' mobiliza projetos de lei pelo país