Brasil

Saúde vai rever redução de agentes de combate a endemias

Esses profissionais estão entre os responsáveis pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue, da febre chikungunya e do Zika


	O ministro da Saúde, Marcelo Castro: segundo o ministro, depois da portaria, os recursos para defesa de vigilância epidemiológica aumentaram
 (José Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Castro: segundo o ministro, depois da portaria, os recursos para defesa de vigilância epidemiológica aumentaram (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2015 às 19h24.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, informou hoje (16) que a pasta vai rever a Portaria 1.025 que, na prática, diminuiu o número de agentes de combate a endemias nos municípios.

A portaria, publicada em julho, define o número máximo de agentes a serem contratados pelos gestores locais com recursos da União.

Esses profissionais estão entre os responsáveis pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue, da febre chikungunya e do Zika.

Segundo o ministro, depois da portaria, os recursos para defesa de vigilância epidemiológica aumentaram.

“Estamos repassando para os municípios mais recursos do que passávamos antes da portaria. O problema é que os prefeitos não estão compreendendo que podem usar esses recursos para pagar os agentes de combate às endemias”, afirmou o ministro, em entrevista a jornalistas depois de debate na Câmara dos Deputados sobre o aumento do número de casos de microcefalia no Brasil.

Marcelo Castro acrescentou que o ministério está em diálogo com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para substituir a portaria por outra que deixe claro que as verbas repassadas poderão ser usadas na contratação de agentes, independentemente do número máximo pago pela União.

Acompanhe tudo sobre:DengueDoençasMinistério da SaúdeSaúdeSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump