Brasil

Senado aprova PEC que inclui renda básica na Constituição

Com isso, o direito à renda básica passa a configurar um direito do cidadão, assim como a educação, a saúde, a alimentação e o trabalho

Congresso: Aprovada pela unanimidade do plenário da Casa, a Proposta de Emenda à Constituição segue agora à Câmara dos Deputados. (Ueslei Marcelino/Reuters)

Congresso: Aprovada pela unanimidade do plenário da Casa, a Proposta de Emenda à Constituição segue agora à Câmara dos Deputados. (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de novembro de 2021 às 21h07.

O Senado aprovou nesta terça-feira PEC que inclui no texto constitucional a renda básica entre o rol de direitos sociais.

Com isso, o direito à renda básica passa a configurar um direito do cidadão, assim como a educação, a saúde, a alimentação e o trabalho, além da moradia, do transporte, do lazer, da segurança, da previdência social, da proteção à maternidade e à infância e da assistência aos desamparados.

  • Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Aprovada pela unanimidade do plenário da Casa, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) segue agora à Câmara dos Deputados.

A aprovação da proposta ocorre no mesmo dia em que a Câmara delibera outra PEC, a dos Precatórios, que tem a intenção de abrir espaço fiscal para, entre outros pontos, permitir a viabilização do novo programa social do governo federal, o Auxílio Brasil.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Senado

Mais de Brasil

Governo articula aprovação definitiva de isenção do IR para esta quarta

Apoio da população a operações é um pedido de socorro, diz especialista

CCJ do Senado analisa recondução de Paulo Gonet à PGR nesta quarta-feira

Fora do Sistema: o retrato dos trabalhadores informais brasileiros