Brasil

Sete estados já prestaram contas da gestão do Bolsa Família

Os dados vão compor o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) de 2016, que mostra a qualidade da gestão local do programa

Bolsa Família: apenas sete estados e mais de 2 mil cidades brasileiras fizeram a prestação de contas (Roberto Setton/EXAME/Exame)

Bolsa Família: apenas sete estados e mais de 2 mil cidades brasileiras fizeram a prestação de contas (Roberto Setton/EXAME/Exame)

AB

Agência Brasil

Publicado em 28 de setembro de 2017 às 20h08.

Os estados e municípios têm até sábado (30) para lançar no Sistema SuasWeb a prestação de contas dos recursos para execução do Programa Bolsa Família.

Os dados vão compor o Índice de Gestão Descentralizada (IGD) de 2016, que mostra a qualidade da gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Até o momento, apenas sete estados e mais de 2 mil cidades brasileiras fizeram a prestação de contas.

Caso as informações não sejam repassadas no prazo, o repasse do recurso de gestão fica suspenso, mas os beneficiários não serão afetados e continuarão recebendo o dinheiro do Bolsa Família.

É com base no IGD que o Ministério do Desenvolvimento Social calcula o repasse dos recursos de gestão dos programas para os entes federativos.

O balanço das contas será enviado aos conselhos municipais e estaduais de Assistência Social para validar as informações.

A comprovação dos gastos é analisada pelos conselhos locais de Assistência Social, que têm mais um mês para apreciar e validar as contas.

Os valores recebidos variam conforme o desempenho na gestão dos programas, que é medido pelo Índice de Gestão Descentralizada (IGD).

Após a validação das informações, o Ministério do Desenvolvimento Social, que apoia as ações voltadas à gestão e execução do Bolsa Família, repassará os recursos, que servem para custear internet, equipamentos de informática e até mesmo veículos.

Acompanhe tudo sobre:Bolsa famíliacidades-brasileirasEstados brasileiros

Mais de Brasil

Moraes proíbe transmissão de entrevistas de Bolsonaro nas redes e alerta para risco de prisão

'Tarifaço' de Trump resgata motivação política de Lula e reanima candidatura para eleições de 2026

'Presidente de uma grande potência decidiu brigar com todo mundo', diz Rui Costa sobre Trump

Decisão de Moraes proíbe Jair Bolsonaro de falar com ao menos 177 pessoas; veja os nomes