Brasil

Sine deve cuidar de contratações para obras do PAC

Centrais Sindicais, governo e empresáriso entraram em acordo para usar o Sistema Nacional de Emprego para evitar intermedários nas contratações de trabalhadores

Governo, empresas e sindicatos querem evitar novos protestos como em Jirau (Fernanda Preto/Veja)

Governo, empresas e sindicatos querem evitar novos protestos como em Jirau (Fernanda Preto/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2011 às 14h36.

Brasília – Representantes das centrais sindicais, do governo e dos empresários decidiram hoje (31), durante reunião em Brasília, que a contratação de trabalhadores para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deverá ser feita por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A informação foi dada pelo vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres.

O objetivo é eliminar do processo de contratação os chamados gatos, intermediários que vão atrás de mão de obra, especialmente em cidades do Norte e Nordeste. “Houve consenso sobre o sistema de contratação de mão de obra para eliminação do gato. O Sine, provavelmente, vai ser o órgão responsável. Está sendo estudada a viabilidade física”, disse Miguel Torres.

Segundo Torres, a violência nos canteiros de obras do PAC é outro ponto em discussão na reunião da comissão formada por representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo.

Participaram do encontro líderes de seis centrais sindicais, representantes das empresas responsáveis por obras do PAC e o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. A discussão foi motivada pelos conflitos que paralisaram as obras das usinas hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, ambas em Rondônia.

Agora, os sindicalistas se reúnem com representantes das empresas Odebrecht, responsável pela obra da usina Santo Antônio, e Camargo Corrêa, responsável pela de Jirau.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaContrataçõesDados de Brasilgestao-de-negociosPAC – Programa de Aceleração do Crescimento

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump