Brasil

STF negou pedido de João Gilberto para proibir biografia

O cantor recorreu ao plenário do Supremo após a ministra Cármen Lúcia negar o pedido individualmente


	João Gilberto: a defesa de cantor recorreu à Corte para reformar decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que manteve a circulação do livro
 (Bob Paulino)

João Gilberto: a defesa de cantor recorreu à Corte para reformar decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que manteve a circulação do livro (Bob Paulino)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 15h54.

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido do cantor João Gilberto para proibir a venda de uma biografia não autorizada por ele, lançada pela Editora Cosac Naify, em 2012.

O cantor recorreu ao plenário do Supremo após a ministra Cármen Lúcia negar o pedido individualmente.

A proibição foi rejeitada por motivo técnico, já que o STF não analisou o mérito da discussão sobre a publicação de biografias não autorizadas.

A defesa de João Gilberto recorreu à Corte para reformar decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que manteve a circulação do livro.

No acórdão, publicado na semana passada, os ministros decidiram manter a decisão do TJSP até que o tribunal julgue a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.815, impetrada em 2012 pela Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) a favor da publicação de biografias não autorizadas.

A Anel questiona a constitucionalidade dos artigos 20 e 21 do Código Civil. A associação argumenta que a norma contraria a liberdade de expressão e o direito à informação, e pede que o Supremo declare que não é preciso autorização do biografado para a publicação dos livros.

O Artigo 20 do Código Civil estipula que “a divulgação de escritos, a transmissão da palavra ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas” nos casos em que “lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais”.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoIndústria da músicaMúsicaSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Às vésperas do Brics, Brasil realiza primeira exportação de carne bovina para o Vietnã

Moraes teve 'sabedoria' ao levar aumento do IOF para conciliação, diz Alckmin

Brasil assina carta de intenções com gigante chinesa de energia que envolve minerais nucleares

Fórum Empresarial do Brics: Lula defende comércio multilateral dos países emergentes