Brasil

Tarifa de ônibus intermunicipal de SP terá alta de 8,88%

O aumento será implantado após 18 meses sem reajustes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 21h38.

São Paulo - A partir desta sexta-feira, 16, as tarifas dos ônibus das linhas intermunicipais de São Paulo terão reajuste de 8,88%. Os usuários das linhas rodoviárias podem programar suas viagens e comprar passagens com data em aberto antes do reajuste, uma vez que os bilhetes são válidos por um ano.

O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Transporte (Artesp) e vale para as linhas intermunicipais do Estado de São Paulo, exceto as que operam dentro das regiões metropolitanas. O aumento será implantado após 18 meses sem reajustes.

O cálculo do reajuste, segundo a Artesp, representa a recomposição de custos operacionais entre janeiro de 2010 e junho de 2011. O índice inflacionário do período, IPCA, ficou em 10,01%. Foram consideradas ainda as variações de itens como os salários da categoria, reajustados em cerca de 23% nos dois últimos dissídios, e o custo de pneus, que subiu até 29,95%.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransporte e logísticacidades-brasileirasMetrópoles globaisPreçosSão Paulo capital

Mais de Brasil

Quem votou na Câmara para derrubar a MP votou contra o país e o povo, diz Gleisi Hoffmann

Câmara retira MP 1303 da pauta. Derrotado, governo terá de buscar R$ 30 bi para meta de 2026

Partidos do Centrão decidem se posicionar em bloco para rejeitar MP alternativa ao IOF

Governo conclui criação de CEPs para todas as favelas do Brasil