Brasil

Transposição do Rio Tocantins para São Francisco é debatida

O assunto foi debatido nesta terça-feira, 20, em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados


	Rio São Francisco: os parlamentares argumentam que os níveis estão baixos em decorrência de um longo período de estiagem. Se aprovada, a interligação teria 733 quilômetros
 (Danilo Pereira/Wikimedia Commons)

Rio São Francisco: os parlamentares argumentam que os níveis estão baixos em decorrência de um longo período de estiagem. Se aprovada, a interligação teria 733 quilômetros (Danilo Pereira/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 14h59.

Brasília - Parlamentares defendem a transposição das águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco como forma de garantir abastecimento para os municípios em situação de seca no Nordeste. 

O assunto foi debatido nesta terça-feira, 20, em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Uma opção seria fazer um ajuste no Projeto de Lei 6569/13, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que prevê a interligação entre o Rio Preto e o Tocantins com objetivo de assegurar a navegação do São Francisco ao Rio Amazonas.

A proposta surgiu do receio de que as obras de transposição do Velho Chico cheguem ao fim mas não haja água suficiente para os 390 municípios do semiárido que sofrem com a seca.

Os parlamentares argumentam que os níveis estão baixos em decorrência de um longo período de estiagem. Se aprovada, a interligação teria 733 quilômetros.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilÁguaCâmara dos DeputadosTocantins

Mais de Brasil

Metrô do Rio inicia instalação de biometria facial contra fraudes

Dino exige aos Três Poderes campanha sobre transparência de emendas

CNH sem autoescola: quando a medida deve entrar em vigor?

'Taxa das blusinhas': número de consumidores que deixaram de fazer compras salta 192%