ViaQuatro: trem da Linha 4-Amarela descarrila e se parte ao meio na manhã de 9 de setembro de 2025 (Reprodução/X)
Redação Exame
Publicado em 9 de setembro de 2025 às 13h14.
Última atualização em 9 de setembro de 2025 às 14h21.
Passageiros da Linha 4-Amarela enfrentam lentidão após um trem da via descarrilar e se partir ao meio entre as estações Vila Sônia-Profª Elisabeth Tenreiro e São Paulo-Morumbi, em São Paulo, na manhã desta terça-feira, 9.
De acordo com a ViaQuatro, que administra a via, o incidente ocorreu sentido Estação Luz, às 09h59.
Vídeos que circulam nas redes sociais registraram os momentos logo após o descarrilamento. As imagens mostram quando os passageiros de um dos vagões observam a outra parte do trem completamente separada da composição.
Novas imagens e relatos de passageiros do trem descarrilado na Linha 4-Amarela
De acordo com relato de um passageiro que estava no trem no momento do acidente, ninguém se feriu gravemente. Felizmente não havia pessoas em pé na área onde a mola se rompeu, já que todos estavam… pic.twitter.com/r4jEm4mSot
— Diário da CPTM (@DiariodaCPTM) September 9, 2025
O Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), da SPTrans, foi acionado por volta das 10h15, para realizar o transporte dos usuários entre as estações Vila Sônia-Profª Elisabeth Tenreiro e Paulista-Pernambucanas.
Um trem descarrilhou e partiu ao meio na Linha 4 - Amarela na manhã de hoje. Mais uma situação em que a concessionária ViaQuatro coloca em risco a segurança dos usuários. Enviei para a Secretaria de Parcerias e Investimentos um requerimento de informação sobre o acidente e… pic.twitter.com/WuopVfeXl2
— Paula Nunes da Bancada Feminista (@panunes_) September 9, 2025
Já as 11h30, a ViaQuatro informou que o serviço de ônibus estendeu a operação até a Estação São Paulo Morumbi.
De acordo com a empresa, não houve feridos da ocorrência.