Bússola

Um conteúdo Bússola

Rede de hospitais consegue certificações em 'Primeiros Socorros em Saúde Mental'

Atualização da Norma Regulamentadora entra em vigor em maio e amplia as exigências sobre a saúde mental dos trabalhadores nas empresas. 

Médicos, enfermeiros e profissionais da gestão de pessoas foram capacitados (Arquivo/Getty Images)

Médicos, enfermeiros e profissionais da gestão de pessoas foram capacitados (Arquivo/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 7 de abril de 2025 às 13h00.

A saúde mental no ambiente de trabalho ganhou destaque com a atualização da Norma Regulamentadora N.º 1 (NR-1), que entra em vigor em maio de 2025. 

A nova exigência obriga as empresas a mapearem e gerenciarem os riscos psicossociais, abordando fatores que impactam o bem-estar emocional dos colaboradores. 

  • A medida amplia o foco da segurança no trabalho, incluindo também os aspectos psicológicos e sociais, além dos riscos físicos, químicos e biológicos.

A atualização da NR-1 surge como uma resposta ao crescimento dos transtornos mentais no país. Em 2023, o INSS registrou um aumento de 38% nos afastamentos por transtornos psicológicos, refletindo a pressão sobre os sistemas de saúde. 

A atualização exige que as empresas incluam, em seus relatórios de gerenciamento de riscos, a identificação e documentação dos riscos psicossociais, além de implementar ações efetivas para apoiar a saúde mental dos colaboradores.

Rede Santa Catarina antecipa as novas exigências

A Rede Santa Catarina se antecipou às exigências da nova NR-1, implementando pacote de ações voltadas para a saúde mental dos seus colaboradores

Uma das principais iniciativas foi a formação de 40 colaboradores com certificação internacional em Primeiros Socorros em Saúde Mental

Médicos, enfermeiros e profissionais da gestão de pessoas foram capacitados como Agentes de Suporte ao Acolhimento (ASA), preparados para reconhecer sinais de sofrimento emocional, oferecer apoio imediato e orientar os colegas para os canais adequados de suporte.

"A saúde mental sempre foi uma prioridade para nós, e a atualização da NR-1 apenas reforça o caminho que já estávamos trilhando. Ao nos anteciparmos às exigências da Norma, conseguimos estruturar um cuidado verdadeiro e próximo dos nossos colaboradores, que agora contam com profissionais preparados para oferecer acolhimento e direcionamento adequado desde o primeiro sinal de sofrimento", afirma Elaine Regina Ferreira, diretora Executiva de Gestão de Pessoas e ESG da Rede Santa Catarina.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Acompanhe tudo sobre:saude-mental

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo