Se bem-sucedido, o projeto representa inovação considerável e inédita (Stringer/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 25 de julho de 2025 às 13h00.
O projeto piloto da Sotreq, distribuidora brasileira da Caterpillar, e da empresa de apoio marítimo CBO é o primeiro do mundo. Ele visa converter motores marítimos para o funcionamento com sistema dual-fuel, utilizando mistura de etanol e diesel.
Se bem-sucedido, o projeto representa inovação considerável e inédita, possibilitando redução de emissões de Gases de Efeito Estufa em embarcações convertidas.
“O etanol se apresenta como uma alternativa viável, limpa e economicamente acessível para o país com o mesmo potencial e eficiência de um modelo a combustão. Nosso objetivo é liderar essa transformação e acelerar o processo de transição energética em segmentos de alta demanda, como o marítimo”, diz Rodrigo Feria, gerente de motores e desenvolvimento de mercado da Sotreq.
Produzido a partir da cana-de-açúcar, o etanol brasileiro é reconhecido internacionalmente por seu baixo impacto ambiental. O uso do combustível em soluções para o setor marítimo pode colocar o país na vanguarda do movimento de descarbonização deste segmento – que até a volta dos barcos a vela já considerou.
Além dos benefícios ambientais, o país conta com uma infraestrutura consolidada para distribuição do combustível, o que reforça sua viabilidade logística e econômica frente a alternativas como hidrogênio verde ou metanol verde.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube