Bússola

Um conteúdo Bússola

Como a inteligência artificial está transformando as corretoras de seguros

“A aplicação da IA em seguros mais específicos e do tipo "tailor-made" ainda nos desafia” diz Raphael Luna. Confira o artigo

"Nós, no segmento de corretoras de seguros, também lidamos com uma discrepância temporal em comparação com outros mercados" (Poca Wander Stock/Bússola)

"Nós, no segmento de corretoras de seguros, também lidamos com uma discrepância temporal em comparação com outros mercados" (Poca Wander Stock/Bússola)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 22 de abril de 2024 às 10h00.

Tudo sobreSeguradoras
Saiba mais

Por Raphael Luna* 

Em um cenário em que a tecnologia molda o futuro dos serviços de corretagem de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, a incorporação da Inteligência Artificial (IA) tem sido uma jornada desafiadora, porém repleta de oportunidades. 

Assim como Marty McFly enfrentou desafios temporais em suas viagens ao passado e ao futuro em "De Volta para o Futuro", nós, no segmento de corretoras de seguros, também lidamos com uma discrepância temporal em comparação com outros mercados

Enquanto conseguimos oferecer opções mais personalizadas e segmentadas para seguros, como celulares e viagens, a aplicação da IA em seguros mais específicos e do tipo "tailor-made" ainda nos desafia

A interação humana, nessas situações, continua a ser tão crucial quanto os dilemas enfrentados por Marty durante suas viagens no tempo.

Mas como o setor de seguros está utilizando a IA?

Mesmo com grandes desafios, estamos transformando a experiência do cliente através da IA de diferentes formas, como por exemplo: 

  • Aprimorando a presença da IA nas redes sociais, uma estratégia que vem ganhando força no mercado, conforme aponta um estudo recente da McKinsey & Company. 
  • A utilizando nos processos de cobrança e pagamentos de filiações bancárias, onde pode ser uma ferramenta indispensável para a melhoria da eficiência, segundo análises da Harvard Business Review. 

Estes estudos sublinham a importância crescente da IA na simplificação e aceleração dos serviços providos aos clientes no âmbito dos seguros, evidenciando o papel vital dessa tecnologia na reinvenção da experiência do cliente.

Inteligência artificial promove personalização

No contexto do mercado de seguros, a IA está sendo um catalisador para a democratização do acesso a serviços personalizados e adaptados às necessidades individuais dos clientes. 

Ao adotar abordagens diferenciadas para jornadas de consumo mais amplas e segmentadas, essa tecnologia está redefinindo a maneira como as pessoas interagem com os seguros. 

Na jornada de varejo, especificamente, ela tem o poder de simplificar e tornar mais acessível a compra de seguros, eliminando obstáculos tradicionais que muitas vezes afastam os consumidores.

Essa transformação digital não apenas beneficia os consumidores, mas também impulsiona a inovação no setor de corretoras de seguros, promovendo um ambiente mais competitivo e dinâmico. 

Acredito que a IA está sendo uma força positiva para quebrar barreiras e criar uma experiência mais próxima e eficiente para os clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento e a evolução do mercado de seguros como um todo.

Com desafios e oportunidades pela frente, estamos comprometidos em aproveitar ao máximo a tecnologia para proporcionar uma experiência excepcional aos nossos clientes e impulsionar o crescimento do setor como um todo.

*Raphael Luna é diretor de TI da MDS Brasil.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:SeguradorasInteligência artificial

Mais de Bússola

Opinião: Gás do Povo é uma parceria que garante o futuro energético do Brasil

Aplicativo de vídeos curtos faz parceria com Ministério da Justiça para combater golpes online

Avanço da conectividade em áreas rurais impulsiona adoção da IoT no agronegócio brasileiro

O que é o intraempreendedorismo e como ele gera inovação no mercado corporativo