Bússola

Um conteúdo Bússola

Como essas 4 empresas usaram a Semana do Meio Ambiente para reforçar sua estratégia ESG

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, essas 5 companhias reviram resultados, planejaram eventos e intensificaram ações

A exposição “As belezas que conectam o MoNa”, parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Parque Bondinho Pão de Açúcar (Parque Bondinho Pão de Açucar/Divulgação)

A exposição “As belezas que conectam o MoNa”, parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Parque Bondinho Pão de Açúcar (Parque Bondinho Pão de Açucar/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 6 de junho de 2025 às 07h00.

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela ONU com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental. A data marca um momento de reflexão e mobilização global e tem incentivado governos, organizações da sociedade civil e empresas a adotarem práticas sustentáveis

Em 2025, diversas companhias reforçaram suas iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança) com ações voltadas à educação ambiental, à redução de impactos e ao engajamento das comunidades onde atuam. 

Concluindo a Semana do Meio Ambiente, destacamos cinco empresas com iniciativas intensificadas. De exposições artísticas a programas de reflorestamento, elas reforçam o papel do setor privado na promoção de uma economia mais verde e inclusiva.

1. Parque Bondinho Pão de Açúcar mira conscientização

O Parque Bondinho Pão de Açúcar celebrou a Semana do Meio Ambiente com uma programação gratuita, convidando o público a refletir sobre a conservação da natureza e a cultura oceânica. 

Entre os dias 31 de maio e 6 de junho, a exposição “As belezas que conectam o MoNa” apresenta obras fotográficas que retratam o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa). A mostra, um parceria com o projeto Favela Hope, tem curadoria do fotógrafo Raphael Czamanski Pizzino e de jovens do projeto. 

Outras ações da Semana incluíram uma caminhada ecológica, uma atividade de sensibilização ambiental sobre lixo nas praias realizada em parceria com o projeto Verde Mar e o Instituto Benjamin Constant, e um circuito ambiental. As iniciativas reforçam o compromisso do Parque com a sustentabilidade e em impactar positivamente o ecossistema em que está inserido. 

2. Norte Energia já investiu R$ 8 bi em estratégia ESG

A Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, preparou uma série de atividades educativas para a Semana do Meio Ambiente. Nos dias 05 e 06 de junho, ocorreram, em Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, palestras sobre a poluição por plásticos, oficinas sustentáveis, ações em escolas e comunidades locais e outras iniciativas. Para os colaboradores, a empresa ofereceu oficinas de reaproveitamento de uniformes. 

Essas ações se somam ao robusto investimento socioambiental da companhia, que já destinou cerca de R$ 8 bilhões à área. Entre os resultados estão a cobertura de 92% da cidade de Altamira com saneamento básico e o plantio de 2,2 milhões de mudas nativas na região amazônica. A meta é chegar a 5,5 milhões de árvores até 2045, com impacto direto na mitigação de emissões de CO₂ e na conservação de espécies ameaçadas, como acapu e castanheira. 

3. Andrade Gutierrez prática redução de resíduos e de CO2

A Andrade Gutierrez também apresenta resultados ambientais relevantes. Recentemente, na construção de um parque solar na Colômbia, a empresa adotou marmitas reutilizáveis no lugar de embalagens de isopor, reduzindo em 50% a geração de resíduos e evitando o descarte de mais de 12 toneladas de material entre junho de 2024 e abril de 2025

Além da economia com a gestão de resíduos, a mudança representa ganhos logísticos e sanitários, além de um impacto expressivo na redução de emissões: estima-se que cerca de 42 toneladas de CO₂ equivalente deixaram de ser emitidas. A ação reflete como práticas sustentáveis, mesmo fora do Brasil, estão integradas à cultura operacional da empresa e dialogam com os princípios da Semana do Meio Ambiente.

4. Orla Rio sabe que oceanos também são parte importante do meio ambiente

A Orla Rio marca presença no evento “Abraço aos Oceanos”, que acontece no próximo domingo, 8 de junho, na Praia de São Conrado. A ação, realizada em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, convida a população a formar uma corrente humana à beira-mar em um gesto simbólico de união e respeito pelos mares.

O apoio à iniciativa faz parte de um compromisso mais amplo da Orla Rio com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A empresa é responsável por iniciativas como o Recicla Orla, programa de coleta seletiva que já destinou corretamente mais de 2 mil toneladas de recicláveis, evitando a emissão de mais de 1200 toneladas de CO₂ equivalente. 

Os Mutirões de Limpeza de Praia promovem cidadania ativa e retiraram mais de 25 toneladas de resíduos das areias nos últimos quatro anos. Outro destaque é a Revolução das Bitucas, que combate o descarte incorreto de bitucas de cigarro nas praias, com a instalação de bituqueiras e campanhas educativas que já retiraram mais de 1 milhão de bitucas do ambiente.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Acompanhe tudo sobre:ESGSustentabilidade

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo