Bússola

Um conteúdo Bússola

Iniciativa Imagine Brasil, da FDC, entrega propostas para novo governo

Movimento busca contribuir para a implementação de projetos para o desenvolvimento sustentável do país

Iniciativa é organizada pela Fundação Dom Cabral (Luis Alvarez/Getty Images)

Iniciativa é organizada pela Fundação Dom Cabral (Luis Alvarez/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 15 de dezembro de 2022 às 20h15.

Representantes do Imagine Brasil participaram, no final da semana passada, da Plenária Sociedade Civil Socioambiental e Climática organizada pelo Grupo Técnico de Meio Ambiente do gabinete de transição. Foram entregues dois documentos: um com propostas sobre o Meio Ambiente para o coordenador do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente, o ex- senador Jorge Viana, e outro para o coordenador-geral da equipe de transição, Geraldo Alckmin, que reúne recomendações para o crescimento econômico e da produtividade, inclusão social e econômica e governança pública.

“Nosso objetivo foi entregar uma contribuição da Fundação Dom Cabral para a construção do Brasil que nós sonhamos. O que entregamos é o resultado do apoio de mais 110 lideranças de 11 segmentos diferentes, que ouvimos no último ano dentro e fora do País”, diz Viviane Barreto, uma das líderes da iniciativa. O Imagine Brasil é um think action tank que  busca desenvolver e influenciar a implementação de propostas para o Brasil, sinalizando caminhos possíveis a médio e longo prazo. A iniciativa é uma expressão do propósito da Fundação Dom Cabral para analisar os grandes dilemas, buscar novos caminhos para as políticas públicas e contribuir para a atuação de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Virgílio Viana, professor da Fundação Dom Cabral e coordenador do eixo Prosperidade Ambiental do Imagine Brasil, explica que “as propostas entregues para o GT do Meio Ambiente buscam fomentar uma economia verde e inclusiva, que seja capaz de restaurar a natureza e recuperar os serviços ambientais. Esta é a contribuição que demos para o Grupo de Transição  e temos certeza que ela foi bem-recebida”.

O Imagine Ambiental sugeriu para o GT a implementação de uma estratégia nacional de Prosperidade Ambiental que deverá incluir seis programas prioritários:

  1. Programa de Redução do Desmatamento e Degradação Ambiental  (redução das taxas de desmatamento, dos desastres ambientais, das perdas de espécies e da extração ilegal de madeira);
  2. Programa de Redução da Poluição do Ar (redução da poluição por queimadas e da poluição urbana);
  3. Programa de Descarbonização da Economia e Redução de Emissões (redução das emissões de GEE);
  4. Programa de Despoluição das Águas (melhoria da qualidade das águas)
  5.  Programa de Fortalecimento da Gestão Ambiental (aumento da capacidade de comando e controle, da participação nas instâncias de gestão, e estruturação das políticas de Estado);
  6. Programa de Fomento à Economia Verde (aumento da proporção da economia brasileira que é verde e inclusiva).

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

VEJA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Geraldo AlckminLuiz Inácio Lula da SilvaSustentabilidade

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo