Bússola

Um conteúdo Bússola

Modo goblin, a expressão de 2022 que viralizou após fake news sobre rapper

O termo descreve comportamento “assumidamente autoindulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso”

“Modo goblin” recebeu maioria esmagadora de votos contra “metaverso” e “#IStandWith” – selecionados por lexicógrafos de Oxford (Getty Images/Getty Images)

“Modo goblin” recebeu maioria esmagadora de votos contra “metaverso” e “#IStandWith” – selecionados por lexicógrafos de Oxford (Getty Images/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 10 de dezembro de 2022 às 14h43.

Última atualização em 10 de dezembro de 2022 às 17h39.

Por Danilo Vicente* 

Pela primeira vez na história, o Dicionário Oxford permitiu que o público votasse na palavra ou expressão do ano. O vencedor de 2022: “modo goblin”. O termo é definido como “um tipo de comportamento que é assumidamente autoindulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso, geralmente de uma forma que rejeita as normas ou expectativas sociais”, de acordo com Oxford. 

Em português, a tradução literal do “goblin mode” seria “modo duende”, mas o idioma não tem definição correspondente ao termo, que é muito utilizado em tom pejorativo.  

Segundo a Oxford University Press (OUP), responsável pelo dicionário, o termo foi utilizado pela primeira vez em 2009, mas cresceu na pandemia, viralizando após ser usado em uma notícia falsa sobre o fim de um relacionamento do rapper Kanye West e a atriz Julia Fox. A fake news é que ele não teria gostado de ela “entrar no modo goblin”. A “notícia” seria da Fox, embora a rede de TV americana nunca tenha realmente veiculado isso. 

Na sequência, o termo ganhou popularidade com a redução de bloqueios contra a covid-19, de acordo com a declaração de Oxford. “Aparentemente, capturou o humor predominante de indivíduos que rejeitaram a ideia de retornar à 'vida normal' ou se rebelaram contra os padrões estéticos cada vez mais inatingíveis e estilos de vida insustentáveis ​​exibidos nas mídias sociais.” 

Votação 

O “modo goblin” recebeu maioria esmagadora de votos contra “metaverso” e “#IStandWith” – selecionados por lexicógrafos de Oxford. Mais de 340.000 pessoas participaram, com o “modo goblin” recebendo 318.956 votos - 93% do total.  

Historicamente, a expressão do ano foi sempre selecionada pela equipe do Dicionário Oxford. O vencedor do ano passado foi “vax”, e outros vencedores anteriores incluem “selfie” em 2013 e “emergência climática” em 2019.  

*Danilo Vicente é sócio-diretor da Loures Comunicação 

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Veja também 

Acompanhe tudo sobre:ComportamentoFake newsUniversidade de Oxford

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo