Bússola

Um conteúdo Bússola

Novas variantes de coronavírus são mais contagiosas mas menos fatais

Seria bom que autoridades estabelecessem protocolos de distanciamento e segurança para que a volta às atividades seja mais segura

Covid-19: novas cepas são mais transmissíveis mas não mais letais, dizem estudos da Lancet (MICHAEL DANTAS / AFP/Getty Images)

Covid-19: novas cepas são mais transmissíveis mas não mais letais, dizem estudos da Lancet (MICHAEL DANTAS / AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2021 às 18h40.

Dois estudos publicados na Lancet informam que a variante B.1.1.7 do SARS-CoV-2, identificada em primeiro lugar no Reino Unido, é mais contagiosa que o vírus originalmente conhecido, mas não é mais fatal. Trata-se de uma boa notícia. Se fosse o contrário, se fosse mais fatal, mesmo um maior controle da transmissão teria efeito apenas relativo na taxa de mortalidade.

Se a cepa aparentemente nascida em Manaus tiver o mesmo comportamento (aguardemos os estudos definitivos) será o caso de valorizar ainda mais as medidas de distanciamento social. Considerando que é impossível manter indefinidamente o isolamento, crescerá exponencialmente a importância de providências como o uso de máscaras e todas as demais destinadas a reduzir o contato entre as pessoas.

Seria bom se em meio à guerra política as autoridades se entendessem pelo menos para estabelecer protocolos razoáveis e factíveis de distanciamento, o que inclusive permitiria uma volta mais segura às atividades. Um caminho ponderado e certamente eficaz. Talvez seja uma utopia, mas não custa imaginar que alguma hora essa ficha vai cair.

*Alon Feuerwerker é analista político da FSB Comunicação

Siga Bússola nas redes: Instagram | LinkedinTwitter  |   Facebook   |  Youtube

Acompanhe tudo sobre:Bússola Análise do AlonCoronavírusPolítica de saúdevacina contra coronavírus

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo