Parceria entre Prevena, Biomega e Sysmex mira revolução na medicina diagnóstica (Hispanolistic/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 26 de setembro de 2025 às 07h00.
Em apenas seis meses, a Biomega modernizou seu parque tecnológico com a instalação de 110 máquinas de hematologia em 76 núcleos hospitalares pelo Brasil. O feito foi possível graças à parceria com outras duas grandes empresas da Saúde.
A distribuidora Prevena articulou o projeto a partir das competências técnicas da Sysmex, fornecedora da tecnologia, com as necessidades operacionais da Biomega. A parceria é uma nova estratégia, voltada para o desenvolvimento do diagnóstico in vitro (IVD) no país.
Os resultados preliminares indicam aumento de quase 10% na eficiência da rotina dos laboratórios da Biomaga, seguido por mais 50% na capacidade instalada. Estima-se que o projeto movimentou aproximadamente R$ 15 milhões.
"Esta parceria representa muito mais que uma simples modernização tecnológica. Estamos falando de uma revolução na forma como oferecemos medicina diagnóstica de classe mundial a um custo competitivo", destaca Eduardo Cardoso, diretor administrativo da Biomega. "
A Prevena, distribuidora de IVD, assumiu papel protagonista. Como principal parceira de distribuição de multinacionais como Roche e Sysmex, a empresa trouxe expertise em projetos de alta complexidade.
Ela foi responsável pelo estudo técnico detalhado, importação, instalação dos equipamentos e treinamentos especializados das equipes da Biomega, visando parceria estratégica em todo o processo.
“Nosso papel transcende a distribuição tradicional – nos vemos como arquitetos de soluções que entregam qualidade e eficiência ao mercado", ressalta Thiago Liska, diretor executivo da Prevena.
Para as empresas, o projeto bem sucedido representa o surgimento de um novo paradigma para futuras parcerias no setor. A velocidade de execução demonstra que o mercado brasileiro desenvolveu capacidade técnica e operacional para competir globalmente.
"Vemos no Brasil um dos mercados mais promissores para a expansão da medicina diagnóstica de precisão. A união de nossas competências técnicas com a agilidade local cria soluções verdadeiramente inovadoras”, conclui Marcio Rezende, executivo da Sysmex.