Empreendedores são convidados a criar conteúdo para as redes (travelism/Getty Images)
Publicado em 14 de julho de 2025 às 11h22.
O marketing moderno evoluiu significativamente com o advento da inteligência artificial. E os marqueteiros de sucesso estão atentos a isso. Para eles, a IA não é uma ferramenta opcional, mas uma peça essencial para suas estratégias.
De olho nisso, a EXAME elencou 11 frases que aqueles que desejam bons resultados como marqueteiros devem evitar a todo custo.
1. Não precisamos de IA, nossa equipe dá conta
Subestimar a inteligência artificial é um grande erro. Isso porque, por mais talentosa que uma equipe humana seja, ela jamais conseguirá oferecer insights e replicar processos na mesma escala e velocidade que a tecnologia.
2. Vamos continuar usando nossos métodos tradicionais
O mundo do marketing está em constante evolução. Ignorar as novas tecnologias significa ficar para trás em um mercado competitivo.
3. Análise de dados não é tão importante
Não existe decisão assertiva sem dados. São eles que guiam os gestores em direção às melhores escolhas. Desprezar a análise de dados é desperdiçar todo o potencial do marketing associado à inteligência artificial.
4. Nossos clientes não se importam com IA
Mesmo que os clientes não percebam, a IA está ali – e pode melhorar a experiência do usuário e tornar campanhas mais personalizadas.
5. Vamos nos concentrar apenas nas mídias sociais
A IA pode otimizar campanhas em todos os canais, não apenas nas mídias sociais. Limitar-se a uma plataforma é um desperdício do potencial da IA.
6. Automação torna o marketing impessoal
Pelo contrário, a automação baseada em IA permite uma personalização em escala, tornando as interações mais relevantes e eficazes.
7. É muito caro implementar IA
Ainda que inicialmente seja necessário investimento, os benefícios da IA em termos de eficiência e retorno sobre o investimento superam os custos a longo prazo.
8. Vamos esperar para ver como a IA evolui
Não tem para onde fugir: a IA já é uma realidade e está evoluindo rapidamente. A espera pode resultar em uma desvantagem competitiva significativa.
9. Nossa marca já é suficientemente forte
Mesmo marcas fortes podem se beneficiar da IA para manter e aumentar sua relevância no mercado através de estratégias inovadoras e eficazes.
10. A IA é muito complexa para nosso time
Existem muitas ferramentas de IA com interfaces amigáveis e suporte robusto, tornando sua adoção mais acessível do que nunca.
11. Vamos fazer isso manualmente
Processos manuais são lentos e propensos a erros. A IA pode automatizar tarefas repetitivas, permitindo que sua equipe se concentre em estratégias criativas e de alto impacto.
Para aqueles que desejam ser um líder estratégico capaz de escalar resultados, há uma notícia boa: a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma cadeira na liderança de marketing.
Durante o treinamento, os alunos irão aprender a transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento, liderar estratégias de branding e performance e impulsionar as vendas dentro da empresa.
Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.
EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE MARKETING, BRANDING E PERFORMANCE
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.