Carreira

4 “dribles” da Língua Portuguesa nesta rodada do Brasileirão

Diogo Arrais, professor do Damásio Educacional, mostra 4 erros de português em comentários sobre jogos desta última rodada do Campeonato Brasileiro

Ilustração - Campo de futebol com placar (Francisco Martins/EXAME)

Ilustração - Campo de futebol com placar (Francisco Martins/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 13h57.

No último fim de semana, a rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol foi repleta de polêmicas. Em frente à televisão, como bom torcedor, fiquei observando algumas expressões. Vamos a um bate-bola linguístico?

1. AFICCIONADO?

Muitos comunicadores creem na existência do termo “aficcionado”. Opa! Nada de colocar um “c” a mais: a forma correta é “aficionado”. Assim sendo, diz-se que os algozes goianos são aficionados pelo gol.

2. VEREDITO?

Após o belo clássico em Itaquera, o comentarista escreveu no blog que o árbitro, no momento exato, havia dado o “veredito”. Nada disso! A forma correta é “veredicto”, com a letra “c”, que provém do latim “veredictum” e significa “verdadeiramente dito”.

3. PRETENCIOSO?

Registrar que o árbitro, no clássico entre Flamengo e Fluminense, foi “malicioso” e “tendencioso” é sim adequado às vertentes da língua-padrão. O que não vale é o registro de “pretencioso”, com a tal letra “c”. 

Vejamos: a palavra “pretensioso” provém de “pretensão” e não pode deixar o “s”, aqui, fora da escalação. O árbitro? Na visão dos flamenguistas? Foi “malicioso”, “tendencioso” e PRETENSIOSO.


4. VITÓRIA PRESCINDÍVEL?

Ouvir que a vitória foi prescindível causou confusão. Em um campeonato, principalmente para quem pensa em ser campeão ou pensa em se livrar do rebaixamento, não há vitória prescindível. 

A palavra “prescindível” significa “pôr de lado”, “renunciar”, “não fazer caso”. Em uma situação de bom-senso, existe time que “não faz caso” de vencer? O Palmeiras? Só pode ser chacota.

Certamente, o locutor gostaria de ter pronunciado que a vitória, contra o esperto Goiás, seria IMPRESCINDÍVEL.

Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!

 

Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa – Damásio Educacional
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Acompanhe tudo sobre:Dicas de PortuguêsGramática

Mais de Carreira

'Continuo apaixonado pelo jogo, mas preparado para o futuro como empresário', diz astro da NFL

Como se preparar para uma entrevista de emprego em inglês (mesmo sem ser fluente)

Essas são três frases tóxicas que os melhores líderes nunca devem usar

10 profissões que pagam mais de US$ 100 mil por ano e não exigem diploma universitário