Aprenda a usar IA para identificar palavras-chave, destacar habilidades transferíveis e criar aplicações mais atraentes para recrutadores (Getty Images). (Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 30 de setembro de 2025 às 19h00.
Inteligências artificiais como ChatGPT, Claude e Gemini transformam a busca por empregos, auxilia, candidatos a analisar descrições de vagas, adaptar currículos e se preparar para entrevistas de forma mais estratégica. A chave não é permitir que a IA escreva suas candidaturas, mas utilizá-la para eliminar tarefas repetitivas e concentrar energia nas etapas que realmente definem o sucesso.
Antes de enviar seu currículo, o primeiro passo é compreender o que o empregador valoriza. A IA pode destacar as competências e experiências mais importantes, e ajudar a alinhar seu perfil com os critérios da vaga. Para isso, use esse prompt:
"Por favor, analise esta descrição de vaga. Resuma as principais habilidades, qualidades ou experiências exigidas e sugira as palavras-chave mais importantes para meu currículo e carta de apresentação."
Muitas vezes, suas experiências anteriores possuem valor para funções que parecem diferentes. A IA ajuda a identificar essas habilidades aplicáveis e a apresentá-las de forma convincente para o empregador. Use esse prompt:
"Estou me candidatando a vagas de [título do cargo]. Analise meu currículo e sugira formas de destacar minhas habilidades e experiências anteriores de modo a evidenciar sua relevância para a vaga."
Cada vaga possui requisitos específicos, e personalizar seu currículo aumenta as chances de ser notado. A IA auxilia a organizar informações estratégicas e enfatizar competências essenciais, garantindo que sua candidatura se destaque. Na IA, digite:
"Por favor, me ajude a adaptar meu currículo para esta vaga. Estruture as informações destacando minha adequação ao cargo e evidenciando como minhas habilidades e experiências atendem a todos os requisitos da descrição da vaga. Ignore informações que não possam ser apresentadas como relevantes."
Treinar respostas e receber feedback antecipado melhora significativamente seu desempenho em entrevistas. A IA pode reproduzir cenários realistas, avaliando sua capacidade de resposta e ajustando sua comunicação. Confira o prompt:
"Assuma o papel de entrevistador profissional da [nome da empresa] e me entreviste para a posição de [título do cargo]. Use as informações do meu currículo e da descrição da vaga para fazer perguntas, uma de cada vez, e, ao final, forneça feedback sobre meu desempenho e sugestões de melhoria para a entrevista real."
A IA é uma ferramenta poderosa para otimizar e revisar conteúdos, mas erros ou informações imprecisas podem comprometer sua candidatura. Conferir manualmente cada documento mantém a credibilidade e aumenta suas chances de sucesso.
Com a aplicação desses prompts, é possível reduzir esforços em tarefas repetitivas, destacar habilidades únicas e apresentar um perfil profissional mais convincente, aumentando a probabilidade de conquistar oportunidades estratégicas no mercado de trabalho.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.