Carreira

Carnaval é feriado? Entenda as regras para a segunda e a Quarta-feira de Cinzas

Apesar da tradição, a segunda e a terça-feira de Carnaval não são feriados nacionais. Saiba mais

Isabela Rovaroto
Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

Publicado em 3 de março de 2025 às 10h45.

O Carnaval 2025 acontecerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de março, com festas no sábado, domingo, segunda e terça-feira. Já a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim das celebrações e o início da Quaresma, será em 5 de março.

Apesar da tradição, a segunda e a terça-feira de Carnaval não são feriados nacionais. Isso significa que as empresas podem exigir expediente normal, sem necessidade de pagar horas extras ou conceder folga compensatória. No entanto, estados e municípios podem decretar feriados ou pontos facultativos.

Como funciona o Carnaval em São Paulo?

No estado de São Paulo, o Carnaval não é feriado. O governador Tarcísio de Freitas decretou ponto facultativo para servidores estaduais nos dias 3 e 4 de março (segunda e terça-feira). Já na Quarta-feira de Cinzas (5 de março), o expediente começa ao meio-dia.

No setor privado, o trabalho na segunda e terça-feira de Carnaval segue normalmente, a menos que a empresa decida conceder folga ou que haja previsão em acordos coletivos.

Como funciona o Carnaval no Rio de Janeiro?

No Rio de Janeiro, a terça-feira (4 de março) é feriado estadual garantido pela Lei 5243/2008. Já a segunda-feira (3 de março) é ponto facultativo, assim como a Quarta-feira de Cinzas (5 de março), em que o expediente costuma ser retomado após as 14h.

O que é ponto facultativo?

O ponto facultativo se aplica apenas ao setor público. Quando decretado, servidores são dispensados do trabalho sem prejuízo na remuneração. No setor privado, as empresas não são obrigadas a conceder folga, já que o dia não é considerado feriado.

O que acontece se o funcionário faltar no Carnaval?

Se a empresa exigir expediente e o trabalhador faltar sem justificativa, a ausência será considerada falta injustificada, resultando em desconto no salário e no descanso semanal remunerado.

Acompanhe tudo sobre:FeriadosCarnaval

Mais de Carreira

Grandes líderes devem fazer três coisas simples para motivar seus funcionários, segundo pesquisa

‘Levou 100 anos para sermos um sucesso’, diz líder de uma das maiores construtoras dos EUA

Leader Shift: evento de liderança em MG traz palestrantes como Cafu, Rachel Maia e João Branco

Este CEO usou inteligência artificial para crescer na carreira; isso é o que ele pode ensinar