Profissionais com laptops (./Getty Images)
Redatora
Publicado em 15 de agosto de 2025 às 14h43.
Em um ano, o número de empresas com um Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO), ou diretor de inteligência artificial, foi de 11% para 26%.
O dado faz parte de uma pesquisa global da IBM em parceria com a Oxford Economics, realizada com 2.300 empresas de 22 países, incluindo o Brasil, e aponta a tendência crescente na centralização das operações de IA sob uma liderança estratégica, responsável por transformar investimentos em resultados.
Segundo o estudo, empresas com diretores de IA apresentaram 10% mais ROI (retorno sobre investimento) do que aquelas sem esse cargo.
Além disso, 66% dos executivos entrevistados afirmam que pretendem contratar alguém para essa função nos próximos dois anos.
O diretor de IA deve reunir um conjunto complexo de competências. Além da gestão técnica, é necessário dominar:
Cabe a esse profissional gerenciar projetos, orçamentos, definir padrões de uso da IA e liderar a transformação digital interna.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Ao se inscrever, você ainda receberá bônus exclusivos para aprofundar seus estudos e um certificado assinado pela EXAME e Saint Paul, que agregará em muito ao currículo.
As matrículas estão abertas com um investimento único de R$37,00. Clique no botão abaixo e garanta sua vaga agora mesmo.