Carreira

Como a IA virou rotina nos pequenos negócios e assumiu tarefas antes feitas por equipes inteiras

Pequenas empresas nos Estados Unidos estão adotando ferramentas de IA para reduzir custos, acelerar rotinas e aumentar eficiência

Pequenos negócios adotam IA para reduzir custos e ampliar eficiência (AsiaVision/Getty Images)

Pequenos negócios adotam IA para reduzir custos e ampliar eficiência (AsiaVision/Getty Images)

Publicado em 17 de novembro de 2025 às 12h00.

Última atualização em 17 de novembro de 2025 às 12h05.

A inteligência artificial deixou de ser tema restrito às grandes corporações e começou a redefinir a rotina de pequenos negócios em diferentes setores. Nos EUA, proprietários estabelecimentos passaram a usar ferramentas como ChatGPT, NotebookLM e Gemini para reduzir custos, organizar operações e orientar decisões do dia a dia. As informações foram retiradas de The Wall Street Journal.

Em Chicago, o empresário Mike Salvatore, dono de dois cafés, dois bares e uma loja de bicicletas, usa IA para revisar, a cada três semanas, relatórios de custo de mercadorias, um processo que ele antes fazia apenas uma ou duas vezes por ano.

As plataformas ajudam a calcular ajustes de preços com base em dados do ponto de venda e da contabilidade. Ele também alimenta o NotebookLM com informações internas para gerar um podcast que resume o desempenho da empresa e aponta caminhos de melhoria para compartilhar com gerentes.

“É essencialmente meu CFO”, disse.

Um levantamento da Câmara de Comércio dos EUA revela que o uso de IA por pequenos negócios saltou para 58%, bem acima dos 40% registrados em 2024.

EXAME libera 2 mil vagas para curso gratuito e virtual para quem quer aprender IA do zero. Garanta sua vaga clicando aqui.

Em São Francisco, Manville Chan, dono da escola de culinária Story of Ramen, adotou IA para responder automaticamente às dúvidas de clientes, que chegam a qualquer hora do dia.

No início, ele precisava revisar todas as respostas por causa de imprecisões, mas, com ajustes nos prompts, hoje apenas 10% das mensagens precisam de edição.

Na região de Minneapolis, a empresa de vestuário personalizado Thread Logic recorreu à IA para atualizar seu site.

O sistema gerou o código necessário para modificar páginas que estavam presas a modelos rígidos da plataforma de hospedagem, tarefa que antes exigiria um desenvolvedor.

A IA também começa a reorganizar equipes.

Se deseja aprender as maiores ferramentas de IA do mercado, clique aqui para garantir vaga em curso gratuito sobre o tema

A Modern Logic, consultoria de tecnologia em Minneapolis, transforma conversas internas em vídeos e posts para redes sociais, o que dispensou a necessidade de contratar um profissional de marketing.

O CEO, Dustin Bruzenak, diz que as ferramentas ampliam a produtividade ao ponto de restringir contratações a cargos seniores.

O avanço da IA entre pequenos negócios também reflete uma necessidade prática: sem orçamento para contratar equipes de tecnologia, essas empresas encontram nas ferramentas digitais uma forma de executar tarefas que antes exigiriam profissionais especializados.

Em operações enxutas, a IA assume funções como atendimento, análise de dados, gestão de custos e produção de conteúdo, permitindo que empreendedores ganhem eficiência sem ampliar a folha de pagamento.

Domine a inteligência artificial para sair na frente da concorrência

De olho nos recentes movimentos do mercado e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.

O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.

O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.

O que você vai aprender?⁣

  • Automatizar tarefas repetitivas. ⁣
  • Personalizar sua abordagem profissional. ⁣
  • Tomar decisões inteligentes com base em dados. ⁣
  • Conectar-se melhor com clientes e colegas. ⁣
  • Aumentar sua produtividade e credibilidade. ⁣

Para garantir a sua vaga, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Por que as ferramentas de IA querem que você digite cada vez menos — e fale cada vez mais

O novo passo da Microsoft contra a OpenAI tem a ver com uma aposta inédita em saúde; entenda

A startup que o agro recusou — e agora atrai US$ 6 mi após conselho de mentor do Vale do Silício

Microsoft: investimentos em IA nas pequenas e médias empresas não mostram retração