(Unsplash/Unsplash)
Redatora
Publicado em 19 de maio de 2025 às 10h10.
Empresas de todos os portes enfrentam o desafio de equilibrar crescimento, cultura organizacional positiva e controle de custos.
Nesse contexto, a comunicação interna se posiciona como um dos pilares mais decisivos para o sucesso das operações.
A ausência de alinhamento entre as equipes pode desencadear uma série de consequências negativas, como perda de prazos, desorganização e queda na produtividade. As informações foram retiradas de Entrepreneur.
A seguir, confira três práticas que exemplificam como a comunicação, quando bem estruturada, pode ser um motor de produtividade nas empresas.
A digitalização dos fluxos de trabalho impôs um novo ritmo ao cotidiano corporativo. O uso de softwares de comunicação colaborativa, como Slack, Microsoft Teams e Google Agenda, não é mais uma opção, mas uma necessidade operacional.
Essas plataformas criam um ambiente mais conectado — mesmo em estruturas descentralizadas — ao permitir interações em tempo real, compartilhamento de arquivos e organização de tarefas.
Reuniões produtivas não são as mais longas ou cheias de participantes, mas as mais bem planejadas. Definir pautas claras, compartilhar objetivos e limitar convidados coloca a liderança em posição de protagonismo.
Conduzir reuniões eficientes demonstra maturidade e competência gerencial, além de fortalecer a cultura de responsabilidade e foco em resultados.
A construção de uma cultura de confiança e transparência começa pela liderança. Quando metas, desafios e conquistas são compartilhados com clareza, cria-se um ambiente seguro para que todos se expressem.
Esse comportamento tem impacto direto na disposição dos times em colaborar e atuar de forma eficiente. Equipes que confiam em sua liderança tendem a ser mais autônomas, pró-ativas e comprometidas com os objetivos organizacionais.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.