(claudenakagawa/Getty Images)
Redatora
Publicado em 5 de setembro de 2025 às 17h15.
A inteligência artificial deixou de ser tema reservado à tecnologia para tornar-se investimento essencial na carreira executiva.
Para líderes, essa diferença salarial não é apenas um número, é a prova de que falar a “linguagem da máquina” se tornou vantagem competitiva.
Ainda segundo o estudo conduzido pelo Oxford Internet Institute e pelo Center for Social Data Science, foram analisados cerca de 25 mil trabalhadores e 962 tipos de habilidades.
Aqueles que dominam competências ligadas à IA, especialmente combinadas com outras habilidades relevantes, podem alcançar salários até 40% maiores que a média.
Um levantamento recente da Foote Partners’ IT Skills and Certifications Pay Index, baseado em dados de quase 5 mil empresas, constatou que habilidades práticas em IA oferecem bônus salariais de 19% a 23%, enquanto certificações formais geram incrementos médios de apenas 9% a 11%.
O mercado valoriza a experiência aplicada mais do que títulos acadêmicos quando se trata de IA.
Estudo do Phys.org revela que, em áreas técnicas e de engenharia, cargos que exigem conhecimento em IA chegam a pagar até 36% a mais do que funções semelhantes que apenas exigem diploma universitário.
Isso reforça a tendência: competência prática vem se tornando mais valiosa que títulos formais, especialmente quando se trata de inteligência artificial.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Ao se inscrever, você ainda receberá bônus exclusivos para aprofundar seus estudos e um certificado assinado pela EXAME e Saint Paul, que agregará em muito ao currículo.
As matrículas estão abertas com um investimento único de R$37,00. Clique no botão abaixo e garanta sua vaga agora mesmo.