Jennifer Neundorfer detalha como fundadores podem se destacar no mercado de IA (LinkedIn/Reprodução)
Redatora
Publicado em 19 de novembro de 2025 às 12h00.
Jennifer Neundorfer, cofundadora da January Ventures, falou ao podcast Equity durante o TechCrunch Disrupt sobre o que realmente chama a atenção no atual mercado de inteligência artificial. Segundo ela, a corrida por IA virou obsessão para fundadores e investidores.
A própria Janury Ventures estuda formas de usar a tecnologia para tornar processos internos mais eficientes, como análises de mercado e avaliação de concorrentes.
Ao olhar para novas empresas, Neundorfer destaca que seu interesse está menos na melhoria incremental e mais na criação de algo totalmente novo.
“Onde tende a me animar é quando vejo alguém usando IA para criar uma experiência inédita”, afirmou.
Essa busca por originalidade ficou mais difícil, diz a investidora, porque muitas propostas começaram a soar iguais.
Em meio à fadiga, o que separa os fundadores que avançam daqueles que ficam pelo caminho é a capacidade de explicar claramente por que sua solução é diferente — e por que sua equipe é a melhor para executá-la.
Em um mercado repleto de discursos similares, comunicar essa distinção virou habilidade estratégica.
Neundorfer também vê sinais de que um ajuste no setor pode estar próximo. Mesmo que não se saiba ainda se existe uma “bolha da IA”, ela alerta que muitas startups que hoje captam grandes rodadas não devem sobreviver ao ciclo seguinte.
Os líderes desse cenário, afirma, serão os que conseguirem construir produtos “definidores de categoria”, alinhados ao futuro da tecnologia. Para ela, saem na frente os fundadores que conseguem ler o mercado, antecipar comportamentos e entender exatamente o que o cliente deseja. não apenas o que a tecnologia permite criar.
Seu conselho para quem constrói no setor de IA hoje resume a própria disciplina empreendedora: ignorar o ruído e concentrar energia em desenvolver um bom produto.
De olho nos recentes movimentos do mercado e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.
O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.
O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.
Para garantir a sua vaga, clique aqui.