Carreira

Natura reúne líderes negros para formatura da 3ª turma de mentoria do Instituto Pactuá

A formatura da 3ª turma do Programa de Mentoria reúne mais de 100 líderes negros e marca um novo capítulo para a diversidade no topo das empresas

Formandos do Instituto Pactuá em formatura na Natura

Formandos do Instituto Pactuá em formatura na Natura

Publicado em 14 de julho de 2025 às 16h11.

Última atualização em 14 de julho de 2025 às 17h00.

Na última sexta-feira (11), a sede da Natura foi palco da formatura da 3ª turma do Programa de Mentoria do Instituto Pactuá, realizado em parceria com a EXAME Saint Paul.

O evento reuniu mais de 100 líderes negros para celebrar uma jornada transformadora que tem como missão acelerar a presença de profissionais negros em cargos de alta liderança.

O programa combina mentoria individual com aulas teóricas e práticas, promovendo desenvolvimento profissional e pessoal, com propósito e identidade.

Instituto Pactuá

Criado por executivos negros que já ocupavam cargos de alta liderança e se recusavam a continuar sendo exceções, o Instituto Pactuá nasceu com um propósito claro: abrir caminhos para que mais pessoas negras cheguem ao topo das organizações. 

Anderson Assunção, cofundador e ex-presidente executivo do Instituto, relembra que, há cerca de cinco anos, quando ele e alguns amigos já ocupavam altos cargos, começaram a debater: “o que seria preciso fazer para que nós não fossemos as únicas pessoas negras em posições de alta liderança nas organizações?”. 

“Criamos um programa de mentorias com a intenção principal de apoiar esses mentorados para que nem todas as dificuldades pelas quais nós mentores passamos no passado se repetissem”, explica Anderson.

Em apenas quatro anos, o Instituto já impactou mais de 500 profissionais negros e viu seu programa de mentoria crescer de 14 para 91 duplas na última edição — e chegará a 150 duplas na próxima.

Evento reuniu mais de 100 pessoas na sede da Natura

Mentoria representativa

Mais do que aconselhamento técnico, o Programa de Mentoria do Pactuá promove o compartilhamento de experiências e superações.

Ana Clara Silva, líder do comitê de pessoas do Instituto, resume bem esse diferencial: “quando a gente fala de mentoria para pessoas negras e realizada por pessoas negras é uma oportunidade de ampliar muito o impacto”

Ela ainda explica que os mentores conseguem oferecer orientações mais eficazes justamente porque já passaram por situações semelhantes. “Olha, você vai virar à direita, cuidado, ali tem um buraco. Eu sei, porque já caí nesse buraco”, exemplifica a líder. 

"A gente precisa ser incansável nas nossas escolhas pra gente construir a sociedade que a gente sonha, onde todos tenham espaços e oportunidades para estar em qualquer lugar independente da cor da sua pele"Ana Clara Silva, líder do comitê de pessoas do Instituto Pactuá

História de transformação

O impacto se traduz não apenas em conhecimento, mas em pertencimento. Rafaela Flávia Santos, gerente de recursos humanos na Natura, conta como foi sua experiência sendo uma das mentoradas. 

Sua mentoria focou principalmente em carreira, cultura e desafios corporativos voltados para a liderança. 

Para Rafaela, a parte mais impactante do programa foi o olhar cuidadoso de seu mentor, Luiz Gustavo de Andrade, não apenas para seu lado profissional, mas também para o pessoal enquanto mulher negra e mãe de duas meninas. 

“Eu já tinha passado anteriormente por outros processos de mentoria, mas fazer com um homem negro foi bastante diferente para mim”, conta Rafaela. “Primeiro porque a gente não está acostumado a encontrar pessoas negras em posições de liderança e porque nossos desafios são diferentes dos quais executivos brancos naturalmente passam, né?”. 

Rafaela Silva na formatura do programa de mentorias na Natura

Rafaela ainda comenta que vê um grande alinhamento entre o propósito do Instituto Pactuá e da Natura, que hoje recebe a formatura do programa graças à ponte feita pela profissional. 

"Como executiva de recursos humanos, eu tenho trabalhado ativamente para aumentar a diversidade no ambiente de trabalho e, especialmente, nas posições de liderança"Rafaela Flávia Santos, gerente de RH da Natura

Para mais informações sobre a próxima edição do Programa, acompanhe o site e as redes sociais do Instituto Pactuá 

Formação executiva para impulsionar carreiras

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras, em parceria com a EXAME Saint Paul, nasceu com o objetivo de complementar o trabalho de mentorias do Instituto Pactuá com uma formação executiva estruturada, com conteúdos estratégicos pensados sob medida para os desafios vividos por líderes negros em ascensão.

As aulas ocorreram de forma presencial na Saint Paul Escola de Negócios e abordaram temas como liderança estratégica, comunicação, finanças, inovação, ancestralidade e inteligência artificial com metodologias ativas, estudos de caso e avaliações.

Conheça a Saint Paul In Company

Com mais de 25 anos de reconhecimento, a Saint Paul In Company é líder em inovação educacional. 

São 800 professores e autores preparados para capacitar equipes em mais de 90 países ao redor do mundo, além de um hub de serviços B2B adaptáveis para todos os setores da economia.

Faça como o Instituto Pactuá e destaque sua empresa com os treinamentos corporativos da Saint Paul In Company, uma das mais admiradas pelos líderes de RH e reconhecida internacionalmente pela qualidade de ensino, inovação e maturidade digital. 

Junte-se a nós para desenvolver equipes de alta performance e liderar as transformações na nova economia.

Conheça nossas soluções.

Acompanhe tudo sobre:Branded Marketing

Mais de Carreira

Esses irmãos ganharam US$ 45 milhões lutando contra o chulé: ‘Nicho gigantesco’

Diplomas podem se tornar obsoletos com a IA: aprenda agora ou fique para trás, alerta especialista

Aos 12 anos, menino criou negócio que, com apoio do pai, passou a faturar US$ 50 mil por mês

Boa liderança não é só carisma: veja a habilidade técnica mais importante para ser um bom líder