Carreira

O dia 8 de dezembro é ou não feriado?

Em artigo, o advogado trabalhista Marcelo Mascaro explica quando e onde o dia 8 de dezembro é feriado

O dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição não é feriado nacional. Veja os seus direitos como trabalhador (Divulgação: Lucas Ninno/Getty Images)

O dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição não é feriado nacional. Veja os seus direitos como trabalhador (Divulgação: Lucas Ninno/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 13h50.

Última atualização em 8 de dezembro de 2023 às 13h54.

Marcelo Mascaro, sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista

Uma data apenas é considerada oficialmente feriado se houver lei que assim determine. Essa lei, por sua vez, pode ser federal, estadual ou municipal. No âmbito federal, ou seja, de aplicação em todo o território nacional, são considerados feriados os seguintes dias: 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. O dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, portanto, não é feriado nacional.

Onde é o dia 08 de dezembro é feriado?

Apesar disso, leis estaduais ou municipais podem determinar que essa data seja feriado. É o que ocorre, por exemplo, nos estados do Amazonas, Maranhão, Piauí e Sergipe e nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Recife, Salvador, entre outras.

Também, ainda que não exista lei estadual ou municipal a respeito, convenção coletiva ou acordo coletivo, negociados pelo sindicato, pode prever folga nesses dias, o que deverá ser respeitado pela empresa.

O poder público pode decretar ponto facultativo?

O Poder Público, por sua vez, ainda pode declarar esse dia como ponto facultativo nos órgãos públicos. Todo ano é elaborada norma, em que são elencados os dias de feriados e pontos facultativos para a Administração Pública.

No âmbito federal, neste ano o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição não foi considerado ponto facultativo, mas cada Estado e Município tem liberdade para fazê-lo nas administrações públicas estaduais e municipais.

Havendo previsão de ser ponto facultativo, cada órgão público possui liberdade para escolher se haverá expediente ou não nesse dia. Embora o ponto facultativo seja direcionado apenas para a Administração Pública, é comum que instituições privadas também sigam as mesmas diretrizes.

O empregado deve comparecer ao trabalho neste dia?

Nas localidades onde não há lei estadual ou municipal prevendo o 8 de dezembro como feriado e que não tenha ocorrido adesão ao ponto facultativo, o empregado deverá comparecer ao trabalho normalmente. Caso, contudo, tenha a intenção de se ausentar na data, poderá ser feito acordo com a empresa para compensar o dia não trabalhado ou utilizar banco de horas já existente.

Ainda, o empregador pode, de forma espontânea, conceder folga nesse dia em decorrência do costume local. Nesses casos, trata-se de mera opção da empresa, não sendo direito do trabalhador se ausentar nesses dias sem a anuência do empregador.

Se, porém, não ocorrer nenhuma dessas possibilidades o não comparecimento do funcionário ao trabalho será considerado como falta injustificada e ele terá o correspondente desconto no salário e no descanso semanal remunerado.

Acompanhe tudo sobre:Direitos trabalhistasFeriados

Mais de Carreira

12 frases que fazem você parecer um líder emocionalmente imaturo, segundo especialista

Por que marcas de influenciadoras estão falindo mesmo com milhões de fãs

Cinco minutos por dia podem te ajudar a viver 12 anos a mais e a ter mais sucesso na carreira

Última chamada: inscreva-se hoje neste curso gratuito que prepara universitários para o mercado