Carreira

O novo passo da Microsoft contra a OpenAI tem a ver com uma aposta inédita em saúde; entenda

Com uma atualização do Copilot baseada em conteúdo da Harvard Medical School, a Microsoft acelera seu plano de reduzir a dependência da OpenAI e consolidar uma IA própria voltada ao consumidor

Copilot ganha reforço na área de saúde para avançar em IA

Copilot ganha reforço na área de saúde para avançar em IA

Publicado em 17 de novembro de 2025 às 12h00.

A Microsoft está intensificando sua estratégia para construir uma inteligência artificial própria e menos dependente da OpenAI, seu principal parceiro tecnológico.

O eixo central desse avanço é a área da saúde, onde a empresa acredita ter espaço para entregar respostas mais precisas e ampliar a relevância do Copilot entre consumidores. As informações foram retiradas de The Wall Street Journal.

Por que a saúde virou prioridade na estratégia de IA da Microsoft

A próxima grande atualização do Copilot deverá incorporar informações licenciadas da Harvard Health Publishing, braço editorial da Harvard Medical School.

A mudança permitirá que o assistente responda a dúvidas de saúde com base em conteúdo clínico revisado.

A Microsoft não comenta detalhes do acordo, mas afirma que busca aproximar a ferramenta do padrão de orientação que um usuário encontraria em um profissional de saúde.

Dominic King, vice-presidente de saúde na divisão Microsoft AI, diz que o objetivo é oferecer informações confiáveis e adaptadas às necessidades de cada usuário.

Ele cita como exemplo situações de manejo de doenças crônicas, como diabetes, um desafio comum na prática médica e que exige precisão.

Saia da superfície: esse curso gratuito revela os segredos para transformar a carreira usando inteligência artificial; inscreva-se aqui

Os riscos das respostas médicas nos chatbots de IA

A aposta ocorre em meio a alertas de especialistas: estudo conduzido pela Universidade Stanford em 2024 mostrou que o ChatGPT apresentou respostas inadequadas em cerca de 20% das perguntas médicas analisadas.

Além do conteúdo especializado, a Microsoft desenvolve uma funcionalidade que ajudará usuários a localizar prestadores de saúde próximos, com filtros por necessidade clínica e cobertura de seguro.

O movimento reflete uma ambição maior: fortalecer a identidade do Copilot como produto de IA de consumo, em um mercado em que o ChatGPT ainda é dominante, são mais de um bilhão de downloads, contra 95 milhões do app da Microsoft.

EXAME libera 2 mil vagas para curso gratuito e virtual para quem quer aprender IA do zero. Garanta sua vaga clicando aqui.

Parceria com a OpenAI continua, mas estratégia muda

Internamente, a empresa acelera a formação de modelos próprios. Liderada por Mustafa Suleyman, a divisão Microsoft AI expandiu laboratórios, contratou ex-pesquisadores do Google DeepMind e já testa modelos alternativos aos da OpenAI.

Parte das ferramentas do ecossistema Microsoft 365 hoje utiliza tecnologias da Anthropic, rival direta da OpenAI. A expectativa, segundo fontes, é que a empresa substitua progressivamente cargas de trabalho por modelos proprietários, embora esse processo deva levar anos.

Enquanto isso, a parceria com a OpenAI segue ativa, inclusive com um acordo preliminar que pode conceder à Microsoft 30% de uma nova entidade com fins lucrativos planejada pela criadora do ChatGPT. Mas a direção estratégica é clara: ampliar autonomia tecnológica em um dos setores mais sensíveis e promissores da IA.

Domine a inteligência artificial para sair na frente da concorrência

De olho nos recentes movimentos do mercado e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.

O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.

O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.

O que você vai aprender?⁣

  • Automatizar tarefas repetitivas. ⁣
  • Personalizar sua abordagem profissional. ⁣
  • Tomar decisões inteligentes com base em dados. ⁣
  • Conectar-se melhor com clientes e colegas. ⁣
  • Aumentar sua produtividade e credibilidade. ⁣

Para garantir a sua vaga, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Como pequenas empresas estão transformando seus resultados com o uso de IA

Microsoft: investimentos em IA nas pequenas e médias empresas não mostram retração

Enem 2025: segundo dia aborda clima e lagarto que inspirou Ozempic; veja

Por que o 2º domingo do ENEM é sempre o campeão de faltas?