Carreira

Já pegou o dinheiro da Nota Fiscal Paulista? E do DPVAT?

Os brasileiros deixam milhões de reais nos cofres públicos em benefícios não resgatados. Conheça seus direitos e saiba como sacar esses recursos

Brasileiros deixam de resgatar muitos benefícios pelos quais têm direito (Marcelo Calenda / VOCÊ S/A)

Brasileiros deixam de resgatar muitos benefícios pelos quais têm direito (Marcelo Calenda / VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 13h32.

São Paulo - Todos os anos, os brasileiros deixam de resgatar milhões de reais a que têm direito, referentes a uma série de benefícios,
como abono salarial, devolução de notas fiscais ou inspeção veicular.

Só de abono salarial, destinado a trabalhadores com registro em carteira que recebem até dois salários mínimos, no ano passado foram cancelados 413 milhões de reais por falta de resgate. Quando não é retirado a tempo, o recurso retorna para o Fundo de Amparo ao Trabalhador e não pode ser recuperado.

No caso da Nota Fiscal Paulista, programa do governo de São Paulo que devolve até 30% do imposto sobre circulação de mercadorias e
serviços (ICMS) aos consumidores que pedem o registro do CPF nas notas fiscais, há pessoas que, mesmo inscritas, não sacam seus créditos.

O programa, que tem congêneres em diversos estados brasileiros, já liberou 8,3 bilhões de reais, entre créditos devolvidos e prêmios de sorteios. Do total liberado, 3,9 bilhões de reais não foram resgatados pelos consumidores. O crédito tem até cinco anos para ser retirado, sendo que, em abril, foram cancelados 325.000 reais, esquecidos pelos contribuintes.

O advogado paulistano Fábio Florentino, de 40 anos, conhece de perto o sistema de impostos. Ele nunca deixa de pedir a inclusão do CPF na nota fiscal. Neste ano, Fábio resgatou 500 reais na Nota Fiscal Paulista. desde que se cadastrou no programa, já ganhou 1.500 reais em reembolsos. 

Para o educador financeiro Reinaldo Domingos, além do aspecto financeiro, a participação nesse tipo de programa contribui para que
os estabelecimentos declarem impostos. Portanto, além de engordar o saldo, é um exercício de cidadania.

Sem medo 

No Distrito Federal, além dos 30% do ICMS, o governo devolve o ISS cobrado em todos os bens e serviços (em São Paulo, o ISS é municipal e usado na Nota Fiscal Paulistana). Na capital federal, o programa Nota Legal distribuiu, em quatro anos de existência, 439 milhões de reais em créditos para 3,2 milhões de consumidores. 


A gestora de projetos Francine Vaurof, de 33 anos, resgatou no ano passado 754 reais, descontados no valor do IPVA. "O benefício cobriu quase todo o valor do imposto", afirma.

Especialistas notam que muitos deixam de pedir a nota fiscal eletrônica por medo de que o governo fiscalize seus passos. "Não precisa ter medo disso, até porque muitas contas não passam pela nota eletrônica, como aluguel ou mensalidade escolar", diz o educador financeiro Mauro Calil.

A inspeção veicular é um exemplo de reembolso que, por ser de valor relativamente baixo, muitos contribuintes deixam para trás. Em São Paulo, a prefeitura realiza inspeções em veículos, e, caso o carro esteja em ordem, são devolvidos os 47,44 reais pagos. "As pessoas normalmente controlam valores grandes, como aluguel e mensalidade escolar, mas se esquecem de resgatar valores menores", diz Reinaldo.

Esse dinheiro é seu

Como se cadastrar para resgatar alguns benefícios

Seguro DPVAT

Motoristas e pedestres que sofreram acidente de trânsito são indenizados por despesas médicas, hospitalares e farmacêuticas (até 2.700 reais), invalidez permanente (até 13.500 reais) ou morte de familiares (13.500 reais). O prazo para o pedido é de três anos.

Como requerer: a documentação inclui boletim de ocorrência, documentos pessoais da vítima e dos beneficiários, laudo do Instituto Médico Legal e atestado de óbito (se for o caso), e deve ser entregue em uma agência dos Correios habilitada pela seguradora.


Inspeção veicular

Veículos registrados na cidade de São Paulo devem passar pela Inspeção Veicular Ambiental, que visa controlar a emissão de poluentes por automóveis. Proprietários de veículos aprovados na inspeção têm direito à devolução da taxa, de 47,44 reais, se o licenciamento estiver em dia e não constarem dívidas de IPVA ou multas. 

Como se cadastrar e receber: é preciso cadastrar a devolução no site da prefeitura. O reembolso é feito por depósito em conta corrente.

Abono salarial

O benefício é para trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, são cadastrados no PIS há mais de cinco anos e tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2012. O pagamento teve início em agosto.

Como verificar e receber: para saber se tem direito, deve-se acessar, na página da Caixa na internet, a opção Consulta de Pagamentos, ou entrar em contato pelo 0800-726-0207. É necessário ter em mãos o número do PIS. O pagamento é feito em agências da Caixa.

Seguro-desemprego

Destina-se a trabalhadores registrados que são demitidos sem justa causa, tendo trabalhado por, no mínimo, seis meses. O benefício é pago por três a cinco meses, conforme o período trabalhado. O valor mensal é de 678 a 1.235 reais. 

Como solicitar e receber: um formulário de requerimento do seguro-desemprego e uma série de documentos — detalhada no site do Ministério do Trabalho e Emprego — devem ser entregues na Delegacia Regional do Trabalho ou nas agências credenciadas da Caixa Econômica. Após 30 dias, o trabalhador começa a receber o benefício.

Notas fiscais estaduais

São programas estaduais e municipais que devolvem parte do imposto recolhido nas compras de mercadorias e serviços. O percentual devolvido varia de acordo com o estabelecimento. 

Como se cadastrar e receber: o cadastro é feito por meio do site do programa em cada estado. Em São Paulo e no Distrito Federal, o resgate pode ser feito por depósito em conta. Neste ano, o advogado paulistano Fábio Florentino, de 40 anos, resgatou na Nota Fiscal
Paulista 500 reais, dinheiro que usa para jantar em bons restaurantes

Acompanhe tudo sobre:SaláriosBenefíciosSegurosPar Corretoraorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoalNota Fiscal PaulistaEdição 184

Mais de Carreira

Como responder perguntas de entrevista sem perder sua essência

Quais são as principais características de um trabalho?

Québec abre inscrições para brasileiros de SP em busca de trabalho e estudo no Canadá

Vale a pena conciliar CLT e freelas para crescer profissionalmente?