This photograph shows screens displaying the logo of DeepSeek, a Chinese artificial intelligence company which develops open-source large language models, and the logo of OpenAI's artificial intelligence chatbot ChatGPT in Toulouse, southwestern France on January 29, 2025. With around six million dollars and a stockpile of chips acquired before Washington banned their export to China, startup DeepSeek has produced what Chinese tech titans couldn't -- a world-class AI chatbot. (Photo by Lionel BONAVENTURE / AFP)
Content Writer
Publicado em 10 de setembro de 2025 às 11h14.
O jeito como você começa um prompt pode mudar completamente a qualidade da resposta que o ChatGPT entrega. Uma simples palavra no início do comando já faz a IA trabalhar com mais foco: “Explique”.
Ao começar com “Explique”, “Descreva” ou “Analise”, você envia um sinal claro de que deseja profundidade. Em vez de respostas genéricas, a IA passa a estruturar ideias, trazer contexto e conectar pontos relevantes.
O ChatGPT responde de acordo com pistas no texto do prompt. Ao usar verbos de ação específicos, você ativa um “modo analítico”, que prioriza detalhes e clareza. É uma técnica simples, mas poderosa, que melhora muito o resultado, principalmente em tarefas estratégicas.
Alguns exemplos de quando isso funciona melhor:
Criação de apresentações ou relatórios
Explicações de conceitos complexos
Análise de dados e tendências
Suporte na tomada de decisões
Essas palavras-chave no começo do comando orientam a IA para entregar mais valor.
Exemplos de prompts:
“Explique o impacto da taxa de juros no consumo, com exemplos do Brasil.”
“Analise os pontos fortes e fracos do home office para empresas de tecnologia.”
“Descreva os principais desafios do varejo em 2025.”
Ao começar o prompt assim, você guia a IA para um nível mais profundo de análise.
Profissionais que dominam técnicas simples de prompt, como escolher a palavra certa para começar uma pergunta, estão anos à frente no uso estratégico da IA. Essa habilidade vai se tornar essencial em praticamente todas as carreiras.
De olho nisso, EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.