Carreira

Será a IA o motor da democratização do acesso ao conhecimento?

De vilarejos africanos a grandes centros urbanos, a inteligência artificial surge como o novo motor da educação global. Ao transformar celulares em tutores e algoritmos em professores, ela promete reduzir distâncias e abrir caminhos

A inteligência artificial começa a redefinir o acesso ao conhecimento (Cheng Xin/Getty Images)

A inteligência artificial começa a redefinir o acesso ao conhecimento (Cheng Xin/Getty Images)

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 09h30.

Em Budondo, um vilarejo de ruas de terra no interior de Uganda, o estudante Elly Ntonde revisava para uma prova de química quando esbarrou em uma dúvida: como os metais reagem com ácidos? Ele acessou o mesmo tutor usado por executivos do outro lado do mundo: o ChatGPT. Com 100 megabytes de dados comprados em uma loja local, obteve uma explicação precisa em segundos. As informações foram retiradas de The Economist.

A experiência de Ntonde ilustra um fenômeno global. Menos de três anos após o lançamento do ChatGPT, cerca de 800 milhões de pessoas (um sétimo da população adulta mundial) o utilizam semanalmente.

Em Nairóbi, o uso de uma ferramenta da OpenAI em 15 clínicas da rede Penda Health reduziu erros de diagnóstico em 16% e de tratamento em 13%. Na Nigéria, um projeto com o Microsoft Copilot aumentou o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental em nível equivalente a dois anos extras de aprendizado.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta sua vaga

Mas a democratização digital ainda enfrenta três grandes barreiras: conectividade, habilidade e capacidade institucional. Apenas um quarto da população de países pobres está online — e, mesmo entre os conectados, faltam competências para usar a IA de modo produtivo.

Outro desafio é o idioma. A maioria dos modelos de IA é treinada em inglês e em outras línguas de países ricos, o que limita sua utilidade em regiões multilíngues da África. Projetos locais como Masakhane, Ghana NLP e Kencorpus buscam reverter esse cenário, criando bases de dados em línguas africanas e desenvolvendo tecnologias de voz mais acessíveis.

Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado aqui

Ainda assim, o maior obstáculo é estrutural. Como lembra Iqbal Dhaliwal, do laboratório de políticas públicas do MIT, tecnologias tidas como “salvadoras”, como os cursos online massivos, fracassaram quando não se integraram a instituições locais.

O risco é que a IA repita esse erro: sem escolas, professores e governos preparados para incorporá-la, seus efeitos permanecerão superficiais.

Apesar disso, o potencial é inegável. A inteligência artificial pode ser o impulso que faltava para unir crescimento e conhecimento. Como observa Lant Pritchett, da London School of Economics, nenhuma nação alcançou educação de massa sem antes enriquecer e a IA pode acelerar esse processo.

Ao elevar a produtividade e ampliar o acesso à informação, ela tem força para transformar o aprendizado em desenvolvimento real. O desafio agora é entender e aplicar esse poder.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

   QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Faturamento em poucos dias: ele transformou um projeto paralelo em império de cibersegurança

‘Vendas são o oxigênio, sem elas, você morre’: ele montou um trabalho paralelo que fatura US$ 20 mi

Use esses prompts para se preparar melhor para entrevistas de emprego

Suzano abre inscrições para programa de estágio com foco em propósito, inovação e diversidade